Oficina “Saúde da Mulher” incentiva autonomia no corpo e na vida

17/10/2016 15h45

geral oficinaA atividade, promovida nesta segunda-feira, 17/10, pela Procuradoria Especial da Mulher, aconteceu no Serviço de Transportes do Senado. Coordenada por Rita Rebelo, fisioterapeuta e coordenadora ProMul, a atividade faz parte da programação do Outubro Rosa.

20 servidoras receberam informações sobre doenças preveníveis, como as decorrentes do tabagismo, do alcoolismo, do sedentarismo, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids), diabetes e ainda dicas referentes a patologias ocupacionais e do aparelho locomotor.

A intenção da oficina é mostrar que as diferenças biológicas no corpo do homem e no da mulher são muitas vezes usadas para justificar atitudes de preconceito, discriminação, exploração e abuso no cotidiano. Para Viviane Dias, encarregada dos motoristas, “trazer a oficina para um espaço onde a maioria dos funcionários são homens, oportuniza conscientizar as mulheres de seus direitos e possibilitar um maior conhecimento de seu corpo”.

A oficina conta com a mascote conhecida como “Dona Esqueleta”, uma peça anatômica em tamanho natural, em que Rita ilustra o sistema nervoso central e periférico; digestório; musculoesquelético, cardiorrespiratório, límbico, linfático e o aparelho reprodutor feminino e masculino.

Trata-se de encontro de informação e cidadania, no qual as mulheres recebem informações técnicas sobre o funcionamento sistêmico do corpo e também são orientadas a respeito da legislação referente a direitos sexuais e direitos reprodutivos, entre outras iniciativas legislativas na área de saúde.

rita explica“Além de exercícios interativos, a ação tem como foco passar informações sobre saúde como direito de cidadania. Na casa que formula as leis, as mulheres precisam estar informadas, atentas e mobilizadas para fazer valer a legislação”, esclarece Rita, que também é jornalista, com especialização em Medicina Tradicional Chinesa.