O dia em que Mônica cumprimentou a Procuradoria Especial da Mulher

Nesta 3ª feira, Dia Internacional das Meninas, a Procuradoria Especial da Mulher divulga um cumprimento especial, dirigido à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pela promoção da audiência pública “O empoderamento das meninas”, realizada em parceria com a Comissão dos Direitos Humanos, no último dia 6 de outubro.
11/10/2016 17h05

mônicaNesta 3ª feira, Dia Internacional das Meninas, a Procuradoria Especial da Mulher divulga um cumprimento especial, dirigido à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pela promoção da audiência pública “O empoderamento das meninas”, realizada em parceria com a Comissão dos Direitos Humanos, no último dia 6 de outubro.

Mônica Spada e Sousa, diretora executiva comercial da Maurício de Sousa Produções, parabenizou a procuradoria pela realização da audiência pública, presidida pela Senadora Regina Sousa (PT-PI). Hoje executiva, Mônica inspirou a personagem mais célebre criada por Mauricio de Sousa, seu pai, em 1963.

O mundo plural criado por Mauricio de Sousa tem revistas que circulam em espanhol e inglês, aumentando a fama da trupe iniciada por Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão e que foi sendo enriquecida por dezenas de outras personagens, bastante diversos e inclusivos em suas características, como Luca, o cadeirante, Dorinha, a deficiente visual, e André, o amigo autista da Mônica.

Na mensagem à senadora, Mônica menciona a adesão da empresa aos sete princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, lançados no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e fala sobre o projeto Donas da Rua.

A personagem de Mauricio de Sousa é embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. O projeto Donas da Rua, “tem o objetivo de inspirar meninas de todo o Brasil a conhecer seus direitos e a acreditarem em seus sonhos e capacidades”.

A senadora Vanessa Grazziotin, procuradora da Mulher do Senado, agradeceu a mensagem enviada e disse que “sensibilizar as meninas e as mulheres jovens é fator de empoderamento de forma qualificada, desde que a formação nessa idade tem um grande alcance para as próximas gerações”.

O Dia Internacional das Meninas é comemorado desde 2012. Entre as sugestões apresentadas no Senado, durante a audiência pública que foi coordenada pela Senadora Regina Sousa (PT-PI), está a criação de uma rede nacional de empoderamento de meninas, na qual possam se informar sobre seus direitos e participar da elaboração de políticas públicas.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

Os sete princípios são:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.