Em nota, Procuradoria da Mulher do Senado lamenta outro feminicídio no DF

04/08/2023 14h12

NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Procuradoria Especial da Mulher, em sua atribuição de zelar pelos direitos da mulher, presta sua solidariedade aos familiares e amigos de Deyliane Alves Santos, 34 anos, que se tornou a 22ª vítima de feminicídio no Distrito Federal neste ano.

Deyliane foi morta pelo ex-companheiro, em frente à escola do filho de ambos, de apenas 10 anos de idade. A sequência sem fim de feminicídios no DF estarrece, pois acontece na unidade federativa mais bem equipada do país.

A morte de Deyliane ocorreu a quatro dias da comemoração dos 17 anos da Lei Maria da Penha, que é um marco no enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres e no estabelecimento de políticas e equipamentos públicos de prevenção da violência.

Estas instituições, equipamentos públicos e políticas ficam na berlinda a cada feminicídio e a perda precoce de pessoas como Deyliane nos questionam a todos e todas se estamos fazendo realmente tudo que podemos.

Precisamos averiguar onde falhamos, quando falhamos e por que falhamos – enquanto Estado e Sociedade – na proteção à vida dessas 22 mulheres.

E precisamos investir na educação social em sentido amplo, não apenas na educação escolar, para que cada pessoa veja e sinta como uma tarefa cidadã transformar qualquer manifestação de violência doméstica em algo inaceitável socialmente.

Reiterando nossa solidariedade aos amigos e familiares de Deyliane, especialmente a seu filhinho de 10 anos, firmamos nosso compromisso com a defesa do direito humano à vida de todas as mulheres de nosso país.

Senadora Zenaide Maia

Procuradora Especial da Mulher do Senado