Nota de solidariedade à deputada Andréia de Jesus vítima de racismo

08/07/2022 23h15

 

A Procuradoria Especial do Senado manifesta expresso apoio e solidariedade à deputada Andréia de Jesus, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que foi vítima de racismo, nesta sexta-feira, 8 de julho, por meio de envelope deixado em seu gabinete.
De acordo com as notícias, a polícia legislativa já foi acionada para verificar as câmeras e descobrir quem deixou o envelope com o teor criminoso: a figura de um macaco, em recorte de jornal, recoberta de xingamentos de toda ordem referidos à deputada.
Esta agressão não é inédita na vida de Andréia de Jesus, mas ocorre num lugar, num mês e num ano simbólicos. Pela primeira vez, em quase 200 anos, três mulheres negras são deputadas na ALMG e agressões como a que a deputada recebeu questionam o direito de estarem nesse lugar.
Mais: a agressão ocorre no ano em que celebramos 200 anos de independência, marcados por 66 anos de manutenção da escravidão e por apenas 34 anos de criminalização do racismo, um feito da Constituição de 1988 – e que ainda enfrenta obstáculos para sua efetivação!
Além de estarmos neste bicentenário tão marcante, estamos também no mês do Julho da Pretas, marcado pela comemoração, em 25 de julho, do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Brasileira e do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e do Caribe.
A Procuradoria Especial da Mulher do Senado fará questão de homenagear Andréia de Jesus nesta 2ª feira, 8 de julho, quando realizará a Sessão Solene em homenagem a esta data tão importante, cuja comemoração será antecipada diante do recesso parlamentar.
À Andreia, nossa carinho, nossa força, nossa solidariedade e esta certeza: – Quem mexe com você, mexe conosco também!
SENADORA LEILA PROCURADORA ESPECIAL DA MULHER DO SENADO

 

Nota de solidariedade à deputada Andréia de Jesus vítima de racismo