Nota de Repúdio a agressão contra a vice-governadora do ES

30/05/2022 19h55

Nota de repúdio

 

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado vem a público repudiar a agressão incontida e misógina cometida em artigo do blog FolhaES dirigido contra a vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jacqueline de Moraes, no dia 18 de maio de 2022.

A violência verbal destemperada com a qual o articulista comparou a vice-governadora a um animal pode ter a ver com a ideia de que a violência de gênero é algo impune. Não o é: a Lei 14.192, de 4 agosto de 2021, protege direitos das mulheres na política.

Graças à rede de solidariedade feminina que se formou em torno da vice-governadora, a agressão do blogueiro repercutiu no plenário do Senado Federal durante a realização do Seminário nacional Mais Mulheres na Política, na tarde deste dia 30 de maio.

Jacqueline de Moraes figura como uma mulher jovem e negra que supera a violência política de gênero e a violência racial para se situar como uma liderança relevante e emergente num estado da federação que exibe números ruins de participação feminina na política.

No Mapa Mulheres no Poder 2022, lançado no referido seminário, o Espírito Santo figura em último lugar no ranking de mulheres na política, formado a partir da quantidade de candidatas que conseguiram sucesso na disputa de cargos eletivos nos certames eleitorais de 2018 e 2020.

O racismo e o sexismo alimentam a ideia de que mulheres e negros têm que ser subalternas/os ou então precisam pessoas excepcionalmente virtuosas para serem tratadas como iguais numa concepção de mundo político – e de jornalismo político – que não admite pluralidade maior.

A isso, nosso repúdio; contra isso, o sentido de nossa luta em favor de mais mulheres na política.

 

Senadora Leila Barros

Procuradora Especial da Mulher do Senado