NOTA DE PESAR

26/04/2022 20h55

Nota Pesar  menina indígena Yanomani, de 12 anos

 

 

NOTA DE PESAR
A Procuradoria da Mulher do Senado Federal recebe com imenso pesar e apreensão a denúncia do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, de que uma menina indígena Yanomani, de 12 anos, foi estuprada e morta por garimpeiros na comunidade Aracaçá, na Waikás, no estado de Roraima.
De acordo com informações da imprensa, a região de Waikás concentra a maior área degradada pela presença do garimpo na terra dos Yanomami, que dataria do início dos anos 1980.
A dedicação de todo um capítulo à proteção das terras indígenas na Constituição Federal de 1988 não logrou mitigar o avanço ilegal sobre as terras indígenas.
A proteção constituinte à dignidade da pessoa humana, aos direitos das crianças e aos direitos das mulheres também é ferida de morte quando uma criança de doze anos perde uma vida desta maneira no Mês dos Indígenas, os brasileiros originários.
De modo atento, a Procuradoria da Mulher acompanhará o pedido de apuração dos fatos feito pelo Ministério Público Federal e se empenhará no que estiver a seu alcance para a Justiça ser devida e efetivamente feita.