No Outubro Rosa, a vez é das “senadoras terceirizadas”

09/10/2023 17h22

Na manhã desta 2ª feira, 9 de outubro, uma palestra da campanha do Outubro Rosa fez o Plenário 3 da Ala Alexandre Costa, do Senado, onde normalmente se realizam as reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, ser tomado por uma bancada nova de “senadoras terceirizadas”.

Eram as funcionárias de várias empresas prestadoras de serviço que vieram prestigiar a palestra do dr. Martinho Candido de Albuquerque dos Santos, mastologista do Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho do Senado (SESOQVT).

Um dos idealizadores da realização de mamografias para funcionárias terceirizadas, o dr. Martinho conversou sobre a importância do Outubro Rosa e não se ateve apenas ao câncer de mama, abordando também o câncer de colo de útero e o câncer de cólon e reto, que abrange também o público masculino.

Sinais

“O câncer é um a proliferação descontrolada de células, que crescem onde não deviam crescer” , disse o mastologista. Em linguagem acessível, o médico procurou mostrar o valor da informação correta para as pessoas não se alarmarem desnecessariamente e nem fazerem vista grossa aos sinais que devem ser observados.

“Todo caroço é câncer? Não! Mas tem casos que sim”, disse o médico, explicando a existência de uma variedade de lesões benignas da mama, que vão de bolinhas de água na mama (cistos) a fibroadenomas (tumores não cancerígenos bastante comuns e de bom prognóstico).

No entanto, de acordo com o mastologista, uma combinação de sinais pode mostrar a existência de uma lesão não benigna: o surgimento de um caroço, a retração da pele na área mais central ou lateral da mama, o aparecimento de “ínguas” (linfonodos aumentados) na axila, alterações na pele, com espessamento tipo “casca de laranja”, e secreção no bico do peito.

Nesses casos, a luz amarela acende e é preciso aprofundar o diagnóstico para saber o que está acontecendo, fazendo exames como mamografias, punções ou biópsias. Porém, o exame da mamografia é usado também para rastrear a eventual existência de câncer mesmo entre mulheres que nada detectam de anormal quando fazem o autoexame mensal.

 Exames

“A mamografia é um raio-X da mama. Sua realização é importante a partir dos 40 anos e muito importante a partir dos 50 anos”, disse o mastologista. “O diagnóstico precoce favorece para você pegar o tumor bem pequenininho e poder realizar intervenções cirúrgicas mais simples”, argumentou. Além de propiciar cirurgias que conservam a mama, o diagnóstico precoce melhora o prognóstico (aumenta as chances de cura da doença).

O mastologista chamou a atenção das mulheres para a importância de dois outros tipos de exames: o Papanicolau, associado ao diagnóstico do câncer de colo de útero, e a colonoscopia, associado ao diagnóstico do câncer de cólon e reto, do mesmo tipo que acometeu as cantoras Simony e Preta Gil.

O dr. Martinho ressaltou a importância da vacinação contra o HPV, vírus que causa o câncer de colo de útero e esclareceu dúvidas do público sobre o exame de Papanicolau. “Está indicado para todas as mulheres de 21 a 65 anos que tem útero e mesmo nas que fizeram uma histerectomia subtotal, onde houve a preservação do colo. Havendo colo, precisamos manter o rastreamento”, disse.

Doação

O dr. Martinho comemorou a possibilidade de que este ano a campanha de realização de mamografias alcance um público recorde, em função da pareceria com a Câmara dos Deputados e, também, do sucesso da ação de “doação de mamografias”, que teve grande adesão do público.

As mamografias podem ser doadas por R$ 70 reais para a chave Pix 11996950406, em nome de Thais Castro Paixão, do SESOQVT. Além do dr. Martinho e de Thais, o Serviço de qualidade de vida conta com o engajamento do Dr. Silvio Braz da Paixão e da radiologista Débora Kawano na realização de ações do Outubro Rosa.

“É muito importante que as mulheres façam a mamografia mas também voltem ao médico”, disse o dr. Martinho. Se o volume de mamografias programadas para outubro, novembro e dezembro se confirmar, o dr. Martinho estima que ele o Dr. Sílvio Braz da Paixão terão trabalho até fevereiro na análise dos exames.

A Procuradoria da Mulher do Senado é parceria do SESOQVT e de outros órgãos do Senado e também da Câmara dos Deputados na organização da campanha do Outubro Rosa no Congresso Nacional.
"A difusão da informação boa e de qualidade é fundamental para estimular as mulheres a terem cuidado de sua própria saúde. O câncer é uma doença que pode ser curada em 90% dos casos, quando seu diagnóstico precoce é realizado", segundo a senadora Zenaide Maia, procuradora Especial da Mulher do Senado e também médica.