Mulheres são indicadas para importantes espaços de poder

07/04/2022 18h55

 

O plenário do Senado Federal aprovou nomes de cinco mulheres para diretoria em três agências reguladoras (ANA, ANP e ANEEL) e para procuradora-chefe no CADE. São importantes cargos de exercício de poder.
O Brasil tem onze agências reguladoras. Dos 48 cargos de diretoria das agências brasileiras, apenas 7 passam a ser ou continuam ocupados por mulheres.
Dos cinco cargos de direção da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), dois passam a ser ocupados por mulheres.
Veronica Sánchez da Cruz Rios foi indicada para exercer o cargo de Diretora-presidente na vaga decorrente do término do mandato de Christianne Dias Ferreira em 15 de janeiro de 2022.  Já Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro exercerá o cargo de diretora na vaga de Ricardo Medeiros de Andrade.
Foi aprovado para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o nome de Symone Christine de Santana Araujo. Ela foi reconduzida ao cargo de diretora.
Na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agnes Maria de Aragão da Costa ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Elisa Bastos Silva em 2 de dezembro de 2022.
O Senado também aprovou o nome de uma mulher, Juliana Oliveira Domingues, para exercer o cargo de Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Mulheres são indicadas para importantes espaços de poder