Mostra retrata mulheres mastectomizadas que venceram o câncer de mama

10/10/2019 18h25

O Senado Federal abriu na última quarta-feira (09) a exposição "A Força da Mulher", série com 15 fotos produzidas pela Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília – Recomeçar. A mostra, na Senado Galeria, ficará aberta ao público até 18 de outubro, todos os dias da semana, das 9h às 18h.

Na cerimônia de abertura da exposição, Joana Jeker, uma das mulheres retratadas na mostra e presidente da Recomeçar, agradeceu pelo ativismo das parlamentares na causa das mulheres e da saúde pública.

“Ficamos muito felizes de estar aqui, no Congresso, fortalecendo a pauta do câncer e mostrando para a sociedade que é possível vencer a doença. Temos que ter força”, disse.

Além de Joana, a exposição retrata outras cinco mulheres que tiveram a mama reconstruída após passarem pela cirurgia de mastectomia. A ideia dos organizadores é apresentar ao público uma abordagem positiva, mostrando que a doença “não é o fim, mas sim um recomeço de vida”. A mostra conta com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

Para a Procuradora da Mulher do Senado Federal, senadora Rose de Freitas (PODE-ES), a exposição é uma forma de conscientizar as mulheres para a prevenção e o diagnóstico prececo. “É importante que todas as mulheres saibam que podem e devem realizar exames de prevenção e que é possível vencer o câncer”, disse a parlamentar.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), presidente da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher (CMCVM) e a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SP), autora do projeto de lei (PLC) 143/2018, que garante o direito à biópsia no prazo máximo de 30 dias para aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer, participaram da inauguração da exposição.

 

Confira a fotos da exposição. Acesse o link > http://abre.ai/alM8
Fonte: Agência Senado
Mostra retrata mulheres mastectomizadas que venceram o câncer de mama