Microrregião de Alto Solimões abraça Mais Mulheres na Política

Nesta sexta-feira, 29 de junho, a procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, lançou a campanha Mais Mulheres na Política nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, situados no sudoeste amazonense.
01/08/2016 10h30


ALTO SOLIMÕESNesta sexta-feira, 29 de junho, a procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, lançou a campanha Mais Mulheres na Política nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, situados no sudoeste amazonense.
Pela manhã, a senadora Vanessa falou para um atento auditório, composto por lideranças políticas, na Câmara Municipal de Atalaia do Norte, em mesa ao lado de Ivanilde Fernandes, representante dos Movimento dos Assentados do Boia; Neurani Rodrigues Araújo, presidente da Câmara, e Anete Castro Alves, secretária da Mulher do PC do B no município.
O município abriga grande parte da terra indígena do Vale do Javari, maior reserva de índios isolados do mundo, e conta com cerca de 17 mil habitantes em 2014. 
Após o almoço, a senadora reiterou na Câmara Municipal de Benjamin Constant, diante do presidente da Câmara Municipal, Adonias Carvalho Santana, e da prefeita Iracema Maia, a ampla fundamentação dos motivos que levaram a Procuradoria Especial da Mulher e a Bancada feminina do Congresso a promover campanha para incentivar a participação feminina na política desde março de 2015.
Vanessa destacou as estatísticas de desigualdade na política, em comparação a outros países. Ela ressaltou a pesquisa do DataSenado que apontou a falta de apoio dos partidos políticos como principal motivo para que as mulheres não se candidatem a um cargo político.
Para superar este quadro, disse a senadora, a bancada feminina tem se empenhado na indicação de caminhos legislativos para superar a desigualdade, entre eles a aprovação da PEC da Mulher (134/2015), que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. 
As parlamentares apostam em uma reforma política democrática e inclusiva, na qual se destaca o voto proporcional, em lista fechada e regra de alternância de gênero, o financiamento democrático das campanhas, a previsão legal de punição aos partidos e a realização de campanhas institucionais de incentivo.
Na cidade, Vanessa encontrou um “terreno pavimentado” para o assunto, pois o município é dirigido por uma mulher. Prefeita candidata à reeleição, Iracema Maia está no primeiro lugar no ranking de transparência no estado do Amazonas e em 12º lugar no Brasil, tendo recebido prêmio em Brasília pela boa gestão. 
A prefeita agradeceu recursos recebidos por emendas da senadora, que enalteceu o trabalho de Iracema, cuja gestão promoveu a ampliação e reforma de equipamentos de assistência social, saúde, cultura e educação. Além de melhorar as escolas existentes em parceria com uma ONG italiana, a prefeita construiu 16 escolas com recursos próprios e também uma mini-agroindústria.