Mesa redonda aborda Diversidade Racial no Serviço Público

08/11/2016 14h35

diversidade racial no serviço público

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal promove nesta sexta-feira, 11/11, às 9h, no Plenário 9 da Ala Alexandre Costa do Senado, debate sobre Diversidade Racial no Serviço Público. Com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, a mesa redonda quer conhecer as experiências da Administração Pública na aplicação da política de cotas raciais.

Na programação consta a participação de estudiosos renomados da questão racial no país e de representantes de órgãos da Administração Pública para compartilhar suas experiências na aplicação do sistema de cotas raciais.

O mediador do debate será o professor Mário Lisboa Theodoro, Doutor em Ciência Econômica pela Universidade de Paris e Consultor Legislativo do Senado Federal. Para Mário, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça pode atuar na cultura organizacional acerca da desconstrução de padrões racistas e sexistas ainda predominantes no país “ao ampliar as atividades em torno da questão racial e participar de forma mais efetiva nas comemorações do mês da consciência negra”.

O professor considera fundamental a política de cotas e reforça que é crucial “trazer a temática racial para ser debatida em outros programas no âmbito do Senado e demais instituições, como jovens senadores, encontros de servidores, entre outros”.

Para uma das palestrantes do evento, a professora Edileuza Penha de Souza, Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, pesquisadora na área de cinema, com ênfase no Cinema Negro no Brasil e no Continente Africano, "as ações afirmativas foram criadas para diminuir a desigualdade racial e todas as suas consequências sociais relacionadas ao serviço público do Brasil". Edileuza afirma que a exemplo das cotas nas universidades, “ao longo desses 13 anos de implementação do sistema de cotas raciais, as universidades públicas conseguiram ampliar o contingente de negros e negras”. “Hoje é visível a representatividade social no ambiente universitário, que acaba se tornando mais justa, democrática e plural”, assinalou.

Também palestrarão o professor Ivair Augusto Alves dos Santos, Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília e Ex-Coordenador do Centro de Convivência Negra da UnB, Ricardo Kato de Campos Mendes, Diplomata lotado no Instituto Rio Branco, participante na aplicação da Lei 12 990/2014 no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, Luana Vieira, Assessora Técnica da Assessoria Especial do Gabinete da Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Augusto Akira Chiba, Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Wellington Johnny de Almeida, representante do Banco do Brasil.