Mais Mulheres na Política chega a Tabatinga

Sétima cidade mais populosa do estado do Amazonas, Tabatinga sediou nesta quinta-feira, 28 de julho, o 21º lançamento da campanha Mais Mulheres na Política.
29/07/2016 15h10

TABATINGASétima cidade mais populosa do estado do Amazonas, Tabatinga sediou nesta quinta-feira, 28 de julho, o 21º lançamento da campanha Mais Mulheres na Política. Situado na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru, o município tinha população estimada, em 2015, de 61.028 habitantes, dentre os quais uma líder tikuna que se destaca na campanha eleitoral 2016. “É importante dar à população indígena oportunidades, mas respeitando a cultura indígena”, destacou a senadora Vanessa Grazziotin, procuradora da Mulher do Senado, diante da pré-candidata tikuna a vice-prefeita, Josefina Awea, no auditório Aristóteles B. Cardoso, da Câmara Municipal de Tabatinga. “Somente a ocupação dos espaços de poder pelas mulheres fará a política mais igual.

A campanha Mais Mulheres na Política, promovida pela bancada feminina do Senado, foi fundamentada na discrepância do nosso Parlamento em relação ao mundo. A mulher está sub-representada no Parlamento”, disse Vanessa, uma das treze mulheres entre 81 homens senadores. Ela criticou a gafe internacional do ministro das Relações Exteriores, José Serra. Na segunda-feira, em visita ao México, o chanceler brasileiro disse que o país da América Central não constituía um bom exemplo para o Brasil, por ter mulheres no poder, especialmente no Senado, onde elas são quase a metade.

No governo interino de Michel Temer, lembrou a senadora, as mulheres não estão à frente de nenhum ministério. “Servimos para cuidar da casa e dos filhos, mas não na hora de ocupar cargos de poder?”, questionou Vanessa. Ela enfatizou ainda o empenho das senadoras e deputadas em favor da aprovação da PEC 134/2015, conhecida como PEC da Mulher, que garante vagas para mulheres nos três níveis do Parlamento, em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

A senadora parabenizou os jovens na figura do pré-candidato a prefeito, Leonardo Bona, frisando a necessidade de envolvimento na política desde cedo, a partir da participação em grêmios estudantis e associações de moradores, para conseguir melhorias na educação, saúde, transporte, infraestrutura. Entre os presentes no lançamento da campanha, também constavam o vereador Zilmar, a ex-vereadora Branca, que já dirigiu a União Brasileira das Mulheres em Tabatinga e a presidente municipal do PC do B, Camila Alvarado.