Lançado pela Biblioteca, livro 'A Mulher Moderna' dialoga com os dias atuais

Primeiro volume da Coleção Escritoras do Brasil, que pretende resgatar obras de autoras do século 19 esquecidas pela história.
21/03/2019 12h07

A Biblioteca do Senado lançou, no início da noite dessa quarta-feira (20), o livro A Mulher Moderna, de Josefina Álvares de Azevedo (1851–1913), primeiro volume da Coleção Escritoras do Brasil, que pretende resgatar obras de autoras do século 19 esquecidas pela história. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, leu um trecho da obra que, disse, dialoga perfeitamente com os dias de hoje.

— O texto é bastante atual e mostra que a ideia dessa coleção, iniciativa da Biblioteca, infelizmente representa a realidade da nossa sociedade. Representa o que grande parte da nossa sociedade não acredita ser possível à mulher. Mas felizmente não é a maior parte da sociedade. E felizmente essa parte menor está errada.

Segundo Ilana, a coleção deve ter cerca de 50 títulos. A ideia é lançar quatro livros por ano. O exemplar de A Mulher Moderna está sendo vendido a R$ 15 pela Livraria do Senado. O texto em PDF, gratuito, pode ser baixado aqui.

A consultora legislativa aposentada Cleide Lemos, que participou da seleção dos livros, afirmou que a coleção traz para a história do país as mulheres que viveram e escreveram no século 19.

— Josefina foi escolhida especialmente porque foi uma das maiores sufragistas daquele período. Ela defendeu com unhas, garras e dentes a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Durante toda a vida, ela pugnou pela educação de qualidade para as mulheres, pelo voto para as mulheres, pelo espaço de poder de decisão para as mulheres.

Ousadia

A coleção é bastante ousada, segundo Cleide. Para ela, muitas mulheres escreveram no século 19, e com qualidade. Mas os textos ficaram para trás. A coleção traz muitos desses livros não só para a historiografia literária, mas também para a história do país, avaliou.

— São mulheres que foram esquecidas na história. E agora o Senado traz a público essas autoras em um gesto bastante generoso de aumentar a nossa história — afirmou a consultora.

A coordenadora da Biblioteca, Mônica Rizzo, disse que a coleção é um projeto coletivo, que surgiu nos debates da Roda de Leitura, realizada mensalmente desde 2017. Ela também agradeceu, pela parceria, entre outros, ao Conselho Editorial do Senado, à Diretoria Geral, à Gráfica do Senado, à Consultoria Legislativa e a todos que participaram da iniciativa.

Após o lançamento, foi realizada uma Roda de Leitura sobre o livro de Josefina Álvares de Azevedo.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fotos: Roque de Sá/Agência Senado