Inaugurada visita especial sobre atuação das mulheres no Congresso

09/05/2019 18h25

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (9) o roteiro temático que conta a história da atuação política das mulheres em diferentes espaços e, especialmente, no Congresso Nacional. A visita inaugural foi feita com a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), a diretora da Secretaria de Comunicação (Secom), Angela Brandão, a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing (SRPPM), Cristina Monteiro, e representantes da Procuradoria da Mulher do Senado e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Elaborado pelas estudantes Gabriela Coutinho e Isabela Santos – essa última conduziu a visita –, com a supervisão de servidores da Casa, o roteiro Mulheres no Parlamento contempla espaços como o Plenarinho, onde foram abordados aspectos da atuação feminina na política no Império, a Galeria das Senadoras, em que fotos de mulheres que exerceram o mandato de senadoras ao longo do período republicano estão expostas, e o espaço onde estão retratos de deputadas federais, no Anexo 2 da Câmara.

visita especial sobre atuação das mulheres no Congresso 01Na ocasião, Zenaide Maia destacou o poder que o Congresso tem para atuar em questões referentes à legislação, que definem assuntos como jornada de trabalho, idade para aposentadoria e ainda determina quais produtos e alimentos podem ser comercializados no país.

— É muito importante darmos visibilidade a esse poder que ainda é muito distante do povo, já que a própria população tem um olhar mais diferenciado para suas escolhas para a política municipal: prefeitos e vereadores. Então, se não mostrarmos que a definição da vida de todos acontece aqui, eles nos elegem sem saber que somos nós que definimos a vida de cada um — destacou.

A parlamentar também apontou a emoção de participar da visita inaugural e a importância de falar sobre o assunto. Segundo ela, é fundamental que todos saibam de “onde viemos, onde estamos e para onde vamos”.

Angela Brandão explicou que a ideia de mostrar a participação feminina na história da política do país vai além de ser uma causa apenas das mulheres. De acordo com ela, a busca pela equidade de gênero faz parte da luta por um país melhor para todos.

— E a gente viabiliza isso dando espaço para a reflexão e memória daqueles momentos históricos que foram fundamentais no passado e apontam para onde vamos no futuro — disse.

Segundo Tadeu Sposito, coordenador de Visitação Institucional e de Relacionamento com a Comunidade (Covisita), o roteiro especial será oferecida às segundas-feiras, às 10h30 e a grupos de até 30 pessoas, mediante agendamento obrigatório pelo e-mail visite@senado.leg.br.

— Convidamos todos a se inscreverem e participarem. A cada ano procuramos fazer de um a dois roteiros temáticos para oferecer à comunidade — explicou.

Visitas temáticas

Mais informações sobre os roteiros temáticos podem ser encontradas na página do Congresso

.Inauração 03