Humaitá, município do Amazonas, recebe a campanha Mais Mulheres na Política

28/10/2015 15h05

O lançamento da Campanha, que nesta segunda-feira, 26, chegou ao sétimo município do interior do Amazonas, acontceu na Câmara Municipal de Humaitá e contou com a participação de dezenas de líderes políticos e da sociedade civil organizada, como a primeira dama local, Arnaldina Chaves; o presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Santos, o Ray (PSC). Além dos vereadores Joel Guerra (PSL),  Ita Lobo (PT), Regi Trindade (PSDB); o ex-prefeito de Humaitá Írio Guerra; e representantes do Exército que atua na região de Humaitá.

70% das secretarias da Prefeitura de Humaitá são comandadas por mulheres, um grande exemplo da capacidade feminina, que costuma ser marginalizada. O relato foi feito pelo prefeito do município amazonense, Dedei Lobo (PMDB), durante o lançamento da Campanha Mais Mulheres na Política, num claro exemplo de apoio às mulheres na busca pela ocupação dos espaços de poder na sociedade.

A procuradora da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que tem levado a Campanha Mais Mulheres na Política Brasil a fora, destacou aos presentes que o objetivo do movimento é mobilizar a sociedade e o Congresso Nacional para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 134 (PEC 134), que visa garantir mais mulheres nas Câmaras de Vereadores, nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados.

A PEC já foi aprovada no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados. "Não queremos tomar o lugar dos homens, mas ter oportunidades iguais. Apesar da legislação garantir o preenchimento de 30% das candidaturas, quando chegam às campanhas, os partidos dão aos homens mais espaço nos horário de rádio e TV e a maior parte dos recursos financeiros. Mulher também quer legislar, ajudar a fazer as leis de nosso País, mas precisão de oportunidades verdadeiramente iguais", defende Vanessa.