Em São Luís (MA), Vanessa participa do lançamento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo

21/11/2017 09h20

maDezenas de lideranças políticas e comunitárias lotaram o auditório da Assembleia Legislativa em São Luís, na manhã desta segunda-feira, 20/11, para o lançamento da Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres.

A procuradora Especial da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoBAM), falou sobre o Papel do Parlamento na luta pelo enfrentamento à violência. Ela destacou a necessidade de os órgãos de estado trabalharem de forma compartilhada.

“Falamos da corresponsabilidade entre os poderes em favor da eficiência da rede de atendimento à mulher. Legislativo, Executivo e Judiciário precisam atuar conjuntamente e vemos que no Maranhão essa é a palavra de ordem do governo. Parabéns às equipes e a todas as gestoras municipais aqui presentes”, afirmou.

A senadora Vanessa disse ainda que a bancada feminina está resistindo no Parlamento contra projetos que representam a perda de direitos das mulheres, como os aprovados na Reforma Política, os que poderão vir a ser aprovados na Reforma da Previdência e ainda a PEC 181/2016, que impede a interrupção da gravidez nos casos já garantidos em lei.

Ações

maranhãoO calendário de atividades divulgado pela Secretária da Mulher, Terezinha Fernandes, contempla ações para fortalecimento da rede de proteção à mulher, composta pelas secretarias de Saúde; Segurança e Assistência Social e conta com apoio de toda a estrutura do Governo de Todos Nós.

Os eventos acontecerão de forma simultânea em diversos locais, entre eles a Casa da Mulher Brasileira, em funcionamento desde a última semana. Serão realizadas palestras, exibição de vídeos e rodas de conversa, com o objetivo de tratar os temas pelo olhar da prevenção e proteção por parte do Estado.

De acordo com a Secretária da Mulher, “seis feminicídios foram registrados no estado no mês de novembro e 36 mulheres passaram pelo acolhimento na primeira quinzena de trabalho. Vamos atuar fortemente para que a rede funcione e esperamos a cada dia baixar esse número alarmante de situações de violação e perda de vida das mulheres”, alertou.

Unidades Móveis

O Ônibus Lilás da Secretaria leva atendimento às trabalhadoras rurais e das águas e faz parte da Rede Amiga da Mulher, para garantir acolhimento humanizado e respeito ao fluxo, com a consequente resolutividade dos problemas.

“Assim evitamos a peregrinação da mulher aos vários órgãos componentes da rede”, concluiu Lucia Helena Heluy, Juiza Titular da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luiz.

A ex-secretária da Mulher, Laurinda Pinto, lembrou que no mês de outubro a Secretaria da Mulher levou duas unidades móveis de atendimento a locais distantes.

“A Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel têm acessibilidade e consultório para atendimento de exames de imagem e preventivos para até 20 mulheres ao dia.  O tempo de espera é aproveitado com exibição de vídeos e palestras educativas sobre direitos em saúde”, esclareceu.

16 diasPúblico

Estavam presentes: Laurinda Pinto, ex-secretária da Mulher do Maranhão; Terezinha Fernandes, atual secretária da Mulher e ex-deputada Federal; Lucia Helena Heluy, juíza titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Valéria Macedo, deputada Estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislatiava; Elisiane Gama, deputada Federal; Viviane Azambuja, delegada do Feminicídio da Secretaria de Segurança Pública; Francisca Primo, deputada Estadual; Lucia Gato, presidenta do Conselho Estadual da Mulher. Mary Ferreira, presidenta do Fórum Maranhense de Mulheres; Augusta Ribeiro, coordenadora da Patrulha Maria da Penha; Honorato Fernandes, vereador, Duarte Júnior, titular do Procon; gestoras municipais.