Edições do Senado lançam obra que denuncia a violência doméstica

30/11/2020 16h00

Será lançado nesta quarta-feira (2) às 10h, pelo canal da TV Senado no YouTube, o livro Histórias de amor tóxico: a violência contra as mulheres, sobre agressão doméstica. A obra reúne 15 artigos escritos por 31 especialistas de diferente formação, organizados pela antropóloga Véronique Durand e pelo assessor técnico do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) Henrique Marques Ribeiro. A publicação é o volume 280 da coleção Edições do Senado Federal e é fruto de uma parceria entre a Procuradoria Especial da Mulher e o OMV. A versão digital já está disponível on line.

— O público-alvo dessa obra são especialistas, pessoas que tratam da violência e estudam o tema. Ela serve para chamar novos assuntos ao debate e dar voz a diversos autores que de repente não estavam no radar — explica Ribeiro.

Os autores formaram a parceria que deu origem ao livro durante fóruns de discussão realizados pela Procuradoria da Mulher.

— Participei de uma pauta feminina em 2019 apresentando o trabalho do OMV. Estava na mesa com a Veronique, e diversos especialistas trouxeram vários pontos de vista, alguns diferentes dos que a gente costuma ver em fóruns de violência doméstica. Depois que o evento acabou, surgiu a ideia de organizar esse conteúdo — detalha Ribeiro.

As pautas femininas eram debates realizados mensalmente com a presença de especialistas, e os trabalhos de alguns desses estudiosos foram a base para compilar o material do livro. Segundo Ribeiro, a ideia é jogar luz na opinião e em estudos de autores com perspectivas variadas sobre o tema.

— Pegamos um círculo de autores relacionados a Véronique e, a partir desse círculo, agregamos especialistas com quem tínhamos contato. De certa forma, foi a consolidação do que sempre discutimos nos eventos — afirma.

Fonte: Agência Senado

Edições do Senado lançam obra que denuncia a violência doméstica