Diretora-geral do Senado abre evento de empreendedorismo feminino em Taguatinga (DF)

20/09/2018 11h13

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, apresentou nesta quarta-feira (19), em evento promovido pelo Sebrae em Taguatinga, as principais iniciativas da Casa pela equidade de gênero. Ela abriu a palestra Eu, você e o empreendedorismo feminino, que marcou o início da parceria do Sebrae com a Administração Regional da cidade para a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade e de violência doméstica para empreenderem e gerarem renda própria.

Ilana destacou que a representatividade feminina nos cargos de chefia no Senado passou de 12% para 32% entre 2016 e 2018. E explicou que a Casa reserva 2% das vagas dos contratos de terceirização a mulheres vítimas de violência doméstica. Essa medida foi tomada após conhecer uma mãe, empregada doméstica, cuja filha sofria violência sexual de um patrão desde os 9 anos de idade. Após esse caso, Ilana fez um apelo à empatia e à solidariedade das mulheres presentes para a acolhida de pessoas em situações semelhantes.

— Eu comecei a pensar que tinha de fazer alguma coisa com essa realidade. E esse gatilho que despertou dentro de mim, de "eu preciso fazer alguma coisa", desperta dentro de todo mundo. Agora, a gente precisa saber deixar acontecer. E fazer. Porque é quando a gente faz que a gente muda o mundo — afirmou.

A gestora do projeto de empreendedorismo feminino do Sebrae-DF, Fabiane Crispim, explicou que o objetivo do evento foi apresentar o Espaço da Mulher, da Administração Regional.

—  O nosso intuito é capacitar mulheres para que elas possam estar empoderadas economicamente: desenvolver, levar conhecimento, para que elas possam melhorar seus negócios, se formalizarem. A Administração de Taguatinga montou o espaço para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e nos convidou para capacitar essas mulheres — disse.

Segunda a primeira administradora da cidade em 60 anos de existência, Karolyne Guimarães, 94 mulheres estão sendo atendidas no espaço, que funciona dentro do prédio da administração.

— Este espaço não é só para a mulher em situação de violência doméstica. É para a mulher que quer se desenvolver, empreender — destacou.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado