Dezenas de colaboradoras participam da ação Corte Solidário e renovam o visual

18/10/2019 10h18

A possibilidade de doar cabelo para confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer e, em contrapartida, renovar o visual com ótimos profissionais atraiu cerca de 50 colaboradoras do Senado ao Espaço Ivandro Cunha Lima nessa quinta-feira (17). A ação, que ocorreu nos turnos matutino e vespertino, faz parte da programação do Outubro Rosa.

Os cortes foram feitos, de maneira gratuita, pelas equipes dos cabeleireiros D’jalma Dias e Instituto Hélio. Presente no evento, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN)  destacou que é fundamental garantir visibilidade à temática. Para a parlamentar, a ação promovida na Casa poderá auxiliar no processo de recuperação das pacientes, tendo em vista a relevância do aspecto emocional no enfrentamento de diversos tipos de patologias.

— Como médica, a gente sabe da importância da autoestima. Então, quando você vê uma mulher que, mesmo com uma doença grave, está preocupada em parecer bem, isso significa que ela está com vontade de viver, e a vontade de viver é 60% do tratamento para qualquer doença — afirmou.

Há cinco anos, Fernanda Gadelha, do gabinete do senador José Maranhão (MDB-PB), enfrentava o tratamento do câncer de mama. Aos 35 anos e mãe de um bebê de seis meses, na época, ela optou por cortar o cabelo e não usar peruca, mas aproveitou a oportunidade para ajudar mulheres que passavam pela mesma situação. Desta vez, já curada, ela decidiu participar da ação e doar novamente o cabelo.

— Eu me sentia melhor usando lenço na cabeça, mas eu sei como a perda de cabelo mexe com a autoestima de muitas mulheres e também como a autoestima é importante para vencermos a doença. É maravilhoso estar aqui, podendo ajudar, depois de tudo que passei — relatou.

Coragem para mudar

Outra participante foi Joseane Santiago, do gabinete da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES). Ela conta que aproveitou a ação para ajudar, de alguma forma, as mulheres a enfrentarem a doença e apostar num corte de cabelo mais radical.

— É muito bom saber que estou sendo parceira de quem está precisando no momento. Sempre corto só alguns dedinhos do cabelo, mas desta vez quis fazer algo diferente — disse.

Reilta Maia, funcionária da limpeza, usou a coragem para doar uma quantidade considerável de cabelo para a ação. Segundo ela, é importante praticar o desapego para ajudar os que precisam.

— Daqui a seis meses o cabelo já cresceu e eu tenho a quantidade que cortei de volta. E, além disso, vou poder proporcionar momentos de alegria para as mulheres com câncer. Estou muito feliz — salientou.

Mudança de planos

Comovida com a causa e adepta dos cabelos longos, a servidora Kivia Gomes, da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, também decidiu aderir à iniciativa e mudar o visual.

— É uma campanha muito bonita, que me toca muito e me deu muita vontade de participar. Ainda trouxe duas colegas do setor comigo — disse.

Janete Oliveira, do gabinete do senador José Maranhão (MDB-PB), falou sobre como é gratificante ver o sorriso no rosto numa pessoa que está precisando de um suporte.

— Achei maravilhoso poder doar e ainda desapegar de algo que vai crescer de novo. Gostei muito do resultado.

Doações

As doações serão entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer, que faz a produção de perucas para entrega às pacientes em tratamento de quimioterapia. Além dos cabelos para confecção de perucas, a associação também recebe doações de cestas básicas, roupas e material de higiene pessoal, com o intuito de proporcionar melhores condições a pessoas que estão em tratamento.

 

  • Os cortes, gratuitos, foram feitos pelas equipes dos cabeleireiros D’jalma Dias e Instituto Hélio
Os cortes, gratuitos, foram feitos pelas equipes dos cabeleireiros D’jalma Dias e Instituto Hélio
Gabriel Matos/DGer
  • Os cortes, gratuitos, foram feitos pelas equipes dos cabeleireiros D’jalma Dias e Instituto Hélio
  • Joseane Santiago, do gabinete da senadora Rose de Freitas, e a senadora Zenaide Maia
  •  Fernanda Gadelha teve câncer de mama e agora decidiu doar cabelo
  • O cabeleireiro D'jalma Dias e Janete Oliveira, do gabinete do senador José Maranhão
  • Kivia Gomes, da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, decidiu aderir à iniciativa e mudar o visual
  • Reilta Maia, funcionária da limpeza, doou uma quantidade considerável de cabelo