Servidoras terceirizadas fazem mamografias em Carreta do Sesc

04/10/2022 14h45

Esta semana, a Carreta de Mamografias do SESC-DF está no estacionamento da Gráfica do Senado Federal, atendendo a servidoras terceirizadas da Casa e da Câmara dos Deputados que moram no Distrito Federal. As servidoras que moram no estado de Goiás serão inscritas na segunda quinzena de outubro para exames que serão realizados no Departamento Médico da Câmara dos Deputados (DEMED).

A realização do primeiro turno das eleições de 2022 adiou a tradicional abertura da Campanha do Outubro Rosa para o dia 10/10, mas já começou a realização gratuita de exames mamográficos e citopatológicos (Papanicolau) que o Senado e a Câmara proporcionam a servidoras terceirizadas.

As inscrições para a realização dos exames das servidoras terceirizadas que residem no DF foram realizadas na semana passada. Porém, quando algumas servidoras inscritas faltam, outras servidoras que perderam a inscrição têm conseguido encaixe em seu lugar. Todas têm que levar um comprovante de endereço no DF, cartão de identidade, CPF e cartão do SUS.

Sete funcionários do SESC trabalham entre 9h e 17h, para os exames serem realizados: os técnicos em radiologia Ademar Cardoso e Hertânia Araújo Barros, as enfermeiras Noriene Francisco da Conceição e Renata Brasil Batista Pereira, a técnica em enfermagem Ana Karolina de Araújo Fernandes e Marinalva Horácio Carvalho, responsável pela higiene.

Trabalhando na coleta de dados e na orientação em prevenção em saúde, a enfermeira Renata fala às servidoras sobre o autoexame da mama e a necessidade de complementá-lo com outras técnicas de rastreamento, como a ecografia mamária e a mamografia, que é recomendada para quem tem mais de 50 anos.

Parceira do Sesc e de outras atividades e promotora das atividades da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado prestigiou a abertura dos trabalhos.

A ProMul, acompanha e dá suporte às atividades, promovendo também a distribuição da Cartilha da Lei Maria da Penha e da Cartilha Saúde da Mulher, que inclui informações sobre o câncer de mama também.

A versão virtual da Cartilha Saúde da Mulher está em pdf:

Cartilha Saúde da Mulher

https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/cartilha-saude-da-mulher-2022

 

sesc mamografia 07sesc mamografia 04

sesc mamografia 03sesc mamografia 09sesc mamografia 01sesc mamografia 08