Ministra Eleonora Menicucci promete entregar Casas da Mulher Brasileira em 12 capitais

12/01/2015 13h15

A cerimônia na manhã desta terça-feira (13) reuniu dezenas de personalidades e lideranças do movimento popular e de mulheres no auditório do CCBB em Brasília.

MInistra

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) afirmou ter como desafios nos próximos quatro anos a consolidação da política de gestão transversal, a ampliação do espaço de participação democrática e o fim da violência gerada pela intolerância e pelo preconceito de gênero.

Segundo ela, uma meta a ser alcançada é a integração dos serviços de emergência como o 190 e o 193 ao da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180). “Isso garantirá efetiva proteção às mulheres em situação de violência em cada município brasileiro”, garantiu.

Sobre a Casa da Mulher Brasileira, cuja primeira unidade será inaugurada em Campo Grande-MS, ela lembrou ser este o lugar onde a mulher será acolhida e encorajada a denunciar os agressores: “por contar com delegacias especializadas, defensorias e promotorias, além de brinquedotecas e espaço de convivência”, completou.

A Procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), saudou o discurso da Ministra e ressaltou que as Casas da Mulher Brasileira são um feito inédito de um governo que de fato cumpre o compromisso em favor da luta pela ampliação e garantia de direitos às mulheres.

“A recondução da Ministra Eleonora representa a continuidade e o reforço dos programas iniciados no primeiro mandato da presidente Dilma. A Procuradoria da Mulher no Senado será parceira tanto nas iniciativas legislativas em tramitação, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas, quanto nas ações de mobilização popular de apoio às campanhas lançadas pela SPM.”