Piauí recebe Oficina Senado Mulheres nas Casas Legislativas

27/02/2018 10h50

Às vésperas do dia da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado no dia 24/2, Teresina-PI recebeu no dia 23/2, a primeira edição do ano da Oficina Senado Mulheres nas Casas Legislativas.

O projeto é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher (ProMul), em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro e conta com o apoio do Comitê pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, da Diretoria Geral (DGER) e do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado.

A coordenadora da ProMul, Rita Polli, levou às piauienses a saudação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado desde 2013. Segundo Rita, “o objetivo da oficina itinerante é estimular a criação de procuradorias da mulher nos municípios e levar capacitações sobre ascensão profissional de mulheres, saúde da mulher, liderança e oportunidades iguais”.

aberturaAbertura

Participaram da mesa de abertura a governadora em exercício Margarete de Castro (PT); a senadora Regina Sousa (PT-PI); Antônio Carlos Buriti, representante do Interlegis; Francisco de Jesus Lima, promotor de Justiça e coordenador do NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar); a vereadora Cida Santiago (PHS); a deputada estadual Flora Isabel (PT); e Débora Cristina Paz, integrante do projeto Escola de Liderança para Meninas da Plan International.

A governadora Margarete protestou contra a falta de incentivo dos partidos às eleições de mulheres, pois “o fundo de financiamento partidário não traz nenhuma previsão de como será distribuído pelos partidos”. Dessa forma, “o piso de 5% do fundo partidário reservado para ser utilizado em campanhas vira um teto”.

Para a senadora Regina, a oficina desperta os estados para a falta de participação feminina na política. “É essencial que as mulheres sejam empoderadas no sentido de receber conhecimentos", disse a parlamentar. “Não queremos tomar espaço, queremos ocupar o nosso”, frisou.

Atividades


liderançaO módulo sobre Liderança e Oportunidades Iguais contou com abordagens de Rita Polli, coordenadora da ProMul, Tatiane Seixas, presidenta da UBM-PI, Haldaci Regina, coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres e Thaís Lages, Delegada de Polícia Civil do Piauí.

Rita apresentou o Mapa Mulheres na Política 2016 que mostra a participação feminina com relação ao total de cargos eletivos e outros rankings de postos de chefia ocupados por mulheres.

Na oficina de produção de dados sobre violência contra mulheres, a servidora Luciane Mello, do Observatório da Mulher contra Violência (OMV), apresentou a 2ª edição do Panorama da Violência contra as Mulheres no Brasil: Indicadores Nacionais e Estaduais. O promotor Francisco de Jesus Lima divulgou o mapa das violências praticadas contra mulheres no Piauí, e a delegada Thaís Lages, trouxe informações locais a respeito dos dias em que as denúncias de violência são mais frequentes, concentradas em maior número aos fins de semana.

Durante a oficina Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida, a fisioterapeuta Rita Polli levou às mulheres piauienses informações sobre saúde integral e políticas públicas para mulheres, com o auxílio da mascote da oficina, a “Esqueleta”, uma réplica anatômica do esqueleto humano em tamanho real.

oficina ascensão profissional de mulheresmesa oficinaRamíla Moura e Roberta Gregoli compartilharam indicações de como ascender profissionalmente nas organizações e nas diversas profissões ocupadas por mulheres. Elas também debateram com as participantes, conceitos como racismo institucional, assédio sexual e moral, que muitas vezes funcionam como entraves para impedir que as mulheres cheguem aos postos de chefia.

ProMul Senado (Reprodução autorizada mediante citação da ProMul Senado)