Nota de Solidariedade

30/04/2019 15h30

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul) vem dar apoio público e prestar solidariedade à vereadora Regina Barrach, do município de Pederneiras (SP), Procuradora Municipal da Mulher, que denunciou a agressão machista sofrida no exercício de sua atividade parlamentar.

No dia 12 de abril, a vereadora Regina foi vítima de agressão e intimidação machista de vereador que, indignado pelo fato de a parlamentar ter sido indicada para presidir uma comissão de investigação na Casa, instou-a a sair com ele, para ela ver como ele era “mais macho que o marido dela”.

A vereadora Regina prontamente registrou a inaceitável intimidação em boletim de ocorrência na Delegacia Policial de Pederneiras.

A ProMul elogia esta decisão da vereadora Regina de não transigir, de não deixar incógnita – portanto impune – esta atitude do vereador, que se configura em exemplo do que temos chamado de violência política de gênero.

Este tipo de violência, já tipificado em outros países, coíbe a entrada das mulheres no mundo da política, dificulta sua permanência nos espaços de poder e acelera ou estimula sua saída da vida pública.

É inadmissível o uso de violência, verbal, física, psicológica, moral ou simbólica como ferramenta de submissão, constrangimento, humilhação, opressão, exclusão, menoscabo ou perseguição política e social da mulher.

A ProMul se compromete em acompanhar a luta da vereadora Regina Barrach e apela às autoridades policiais pela célere investigação do caso.

A ofensa à vereadora atinge principalmente a mulher política e alcança todas as mulheres brasileiras. Lutamos em favor da dignidade da vida parlamentar, em defesa do Poder Legislativo e pelo direito à vida sem violência para toadas e todos em nossa sociedade.

 

Brasília-DF, 30/04/2019.

Procuradoria Especial da Mulher do Senado