Comissões de direitos humanos promovem audiência sobre violência política nesta quinta

17/02/2022 12h55

AComissões de direitos humanos promovem audiência sobre violência política nesta quinta   violência política no país será tema de audiência pública conjunta das comissões de direitos humanos (CDH) do Senado e da Câmara, nesta quinta-feira (17), às 14h. O debate, que será em caráter remoto, foi sugerido pelo senador Humberto Costa (PT-PE), presidente do colegiado.

No requerimento, Humberto defende a realização da audiência pública em razão da proximidade do pleito eleitoral. Ele também apresenta dados do estudo "Violência Política e Eleitoral no Brasil", publicado pelas entidades Terra de Direitos e Justiça Global, o qual indica que o Brasil registrou, em média, um ato de violência política a cada quatro dias. Os dados colhidos entre os anos de 2016 e 2020 contabilizam ainda 68 assassinatos políticos e 57 atentados.

Ainda conforme dados apresentados pelo senador, as vítimas desse tipo de violência são principalmente mulheres, negros e LGBTQIA+ o que, segundo ele, leva a consequências, além de danos físicos e psicológicos, mas “uma ameaça real” às instituições democráticas e à regularidade do processo eleitoral.

“Conforme a pesquisa indicada, a maioria das mulheres vitimadas pela violência política está na representação legislativa, o que justifica a mobilização de comissões do Congresso Nacional a elevar o debate sobre tão relevante tema, inclusive para uma boa percepção das causas, das consequências e, com isso, a obtenção de consistentes diretrizes para as análises de soluções legislativas, como de acolhimento de vítimas e encaminhamentos dos casos”, argumenta.

Entre as presenças confirmadas estão: o presidente da CDH da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE); a representante do Movimento Negro Unificado, Iêda Leal; a representante do Movimento #VoteLGBT, Rafa Ella Brites Matoso e a fundadora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco. Também participam do debate a representante do Fórum Nacional de Mulheres de Instância de Partidos Políticos, Miguelina Vecchio; e a coordenadora de Incidência Política na Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos, Gisele Barbieri.

A audiência será transmitida pela TV Senado e poderá ser acompanhada pelos canais da emissora no YouTube.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado