Comissão de combate à violência contra a mulher debate obrigatoriedade de exame de câncer pelo SUS

16/10/2019 10h32

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher realiza, na quarta-feira (16), às 14h, audiência pública para debater o PLC 143/2018, que estabelece, em casos de suspeita de câncer, os exames para diagnóstico sejam realizados num prazo máximo de 30 dias, mediante pedido do médico responsável. O projeto (PL 275/2015, na Casa de origem) é da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

De acordo com senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que propôs a referida audiência e preside a comissão mista, o debate faz parte de uma das ações da Campanha do Outubro Rosa, criada na década de 1990 com o objetivo de incentivar a população, principalmente as mulheres, para o combate ao câncer de mama. A intenção é conscientizar a população da necessidade dos exames, pois, segundo Zenaide, frente ao aumento progressivo dos casos, a doença vem se transformando em epidemia.

“É imprescindível conhecer a realidade que atinge as brasileiras e apoiar iniciativas capazes de transformar números e, sobretudo, a vida das mulheres. É sabido de todas nós que a demora no diagnóstico de uma doença compromete, além da doença, o estado emocional da paciente e dos familiares. As pesquisas indicam que a identificação precoce da doença e seu pronto tratamento apresenta 95% de chance de cura” esclarece.

Convidados

Foram convidados para a reunião representantes do Ministério da Saúde; do Tribunal de Contas da União; da Defensoria Pública da União; da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar); do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca); da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, além da autora do projeto na Câmara dos Deputados, Carmen Zanotto.

A reunião terá caráter interativo e será realizada na sala 6, da Ala Senador Nilo Coelho, no Anexo II do Senado Federal.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

 

Fonte: Agência Senado

Comissão de combate à violência contra a mulher debate obrigatoriedade de exame de câncer pelo SUS

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado