Colóquio de violência contra mulher debate estereótipos de gênero na mídia

28/11/2019 15h31

 

O painel inicial do 1º Colóquio de Violência de Gênero e Mídia, realizado nesta quinta feira (28/11) teve como tema Mídia e a reprodução dos estereótipos de gênero. O evento é realizado a partir de uma parceria entre o Correio Braziliense é o Comitê Permanente de Promoção da Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal.

A coordenadora de produção da editoria de Cidades do Correio, Adriana Bernardes, foi a primeira a falar, e mostrou a série especial Elas no Alvo, criada neste ano para mostrar que a violência doméstica atinge mulheres de todas as idades, inclusive bebês. “O tema é tratado no Correio de forma muito integrada em todas as editorias.”

Adriana trouxe também uma série de trabalhos já feitos pelo jornal, tanto nas matérias, como em artigos de opinião, na Revista do Correio e ainda no C.B Poder, programa feito em parceria com a TV Brasília. “Mesmo em matérias pequenas, nós priorizamos o quadro de onde pedir ajuda, fornecendo números de telefones da polícia militar, delegacias e onde mais for possível a denúncia”, destacou a jornalista. “Essa é uma questão muito inquietante para nós, que estamos do lado de cá produzindo notícia. Nós recorremos a quem trabalha com isso fazendo pesquisa e mergulhando a fundo nesse universo para nos amparar.”

Papel da fotografia

A forma como mulheres são retratadas em imagens na mídia, também esteve em pauta. Sinara Bertholdo de Andrade, professora e pesquisadora de técnicas de fotografia como divulgação e metodologia de estudo, trouxe uma reflexão sobre o olhar da fotografia na identidade de gênero. "O corpo feminino é retratado na fotografia publicitária como um estereótipo de consumo. E muitas vezes esse corpo é violentado porque não atinge essa expectativa projetada".

Para a comunicadora, a representatividade na fotografia é importante para se ter um olhar mais próximo do real. "Quando a fotografia é feita no lugar de fala do outro, esse olhar é construído. É importante ter um espaço onde cada um possa se vê no outro".

Credibilidade da imprensa

O painel foi encerrado por Isabel Clavelin, doutora em comunicação e assessora de comunicação da ONU Mulheres. Ela destacou a relevância da mídia na discussão de gênero.  "A transformação deve se dar em ordem política e econômica. A mídia pode ajudar com essa transformação"

Ela reforçou também o impacto que a imprensa pode ter na transformação social, ao tornar a informação acessível à população. “Debater o discurso de gênero se faz mais do que necessário. Ele ajuda na mudança social.”

* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/11/28/interna_cidadesdf,809906/coloquio-de-violencia-contra-mulher-debate-estereotipos-de-genero-na-m.shtml

Colóquio de violência contra mulher debate estereótipos de gênero na mídia

Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press