Caso Deusiane: Policiais são denunciados

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) divulgou no Facebook mensagem de apoio e solidariedade à mãe da PM Deusiane da Silva Pinheiro, que há mais de dois anos busca justiça para o caso da filha.
28/07/2017 15h43

A senadora Vanessa Grazziotin divulgou no Facebook mensagem de apoio e solidariedade à mãe da PM Deusiane da Silva Pinheiro, que há mais de dois anos busca justiça para o caso da filha.

Deusiane foi morta no dia 1º de abril de 2015, nas dependências da Companhia Fluvial do Batalhão Ambiental, em Manaus. O caso alcançou repercussão nacional e  foi incluído na CPI do Assassinato de Jovens

Acusada de ser morosa e incompleta, a investigação inicial sustentou a tese de que a policial se matara, contra evidências de que tinha sido vítima de uma feminicídio. A suspeita de que a Polícia local agia com parcialidade, a favor da tese do suicídio, gerou um pedido de federalização da investigação do crime ao Ministério Público Federal.

Nesta quarta-feira, dia 26 de julho, o Ministério Público Estadual (MP-AM) acusou formalmente cinco policiais militares pela morte de Deusiane.

O cabo Elson dos Santos Brito é apontado como autor do disparo que matou a soldada. Os cabos Jaime Oliveira gomes, Cosme Moura Souza, Narcízio Guimarães Neto e o soldado Júlio Henrique da Silva Gama são acusados de prestarem falso testemunho.

Leia a nota da senadora Vanessa:

O Ministério Público do Estado do Amazonas ofereceu denúncia contra cinco policiais militares por suspeita de envolvimento na morte da policial Deusiane da Silva Pinheiro, de 26 anos, em Manaus.

Deusiane foi achada morta nas dependências do Pelotão Ambiental, em Manaus, no dia 1º de abril de 2015.

Ainda em 2015, cobramos a federalização do caso da jovem militar assassinada Deusiane Pinheiro, além de solicitarmos proteção à família da policial militar que, na sua luta por justiça, vem sofrendo ameaças.

Esse feminicídio, assim como tantos outros, não pode ficar impune. A nossa luta para garantir leis e políticas públicas que protejam as mulheres, além de celeridade e medidas que punam com rigor estes crimes, continua!

 

Meu apoio e solidariedade a dona Antônia da Silva, mãe da PM Deusiane, familiares e amigos.