Cartilha e folder divulgam regras eleitorais para candidatas

03/08/2018 16h10

folder verticalMotivada por fazer chegar a um público amplo as novidades relativas ao financiamento eleitoral em 2018, as quais introduzem condições mais equitativas para homens e mulheres na disputa eleitoral, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado publicou e disponibilizou em sua página na Internet duas importantes publicações.

Documento da bancada feminina no Senado, a cartilha Eleições 2018: Mulheres a caminho das urnas responde a quinze perguntas cruciais para entender as mudanças nas regras eleitorais que favorecerão as mulheres. Estas mudanças dizem respeito a aplicação proporcional do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), ao novo cálculo para distribuição das vagas remanescentes e à arrecadação de recursos pela internet.

A cartilha é ilustrada com fotografias que remontam a momentos-chave da história da articulação das senadoras em sua luta pelas condições de ampliação dos espaços de poder para as mulheres. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), “o voto feminino poderá ajudar a mudar a situação de sub-representação parlamentar das mulheres, de modo a fazer justiça com a metade feminina da população brasileira”.

IBRAPP

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp), a ProMul  produziu o folder “Fundo Partidário e Eleitoral para as Mulheres, Sim”, cujas informações complementam produto anterior, “Política também é coisa de mulher”, que conscientizava as mulheres sobre a necessidade de se fazerem presentes no Parlamento. Além de socializar informações sobre as novas regras eleitorais, o novo folder chama a atenção para importância de eleger candidatas negras e indígenas.

O lançamento do folder da ProMul e do Ibrapp está programado para a Pauta Feminina sobre violência política contra a mulher, no dia 7 de agosto, data do aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha.  Parceria entre a ProMul e a Secretaria da Mulher da Câmara, o Projeto Pauta Feminina terá outra edição em agosto, com a discussão, no dia 8, durante a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, do enfrentamento do feminicído de mulheres negras.

Leia a Cartilha:https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/eleicoes-2018-mulheres-a-caminho-das-urnas

Leia o folder: https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/folder_fundo-partidario-e-eleitoral