Campanha Mais Mulheres na Política é lançada em Manaus com sucesso

19/05/2015 09h20

Mais de 400 pessoas participaram do lançamento da campanha Mais Mulheres na Política, realizado no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) na manhã desta segunda-feira, 18. O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, reuniu convidados ilustres, desde parlamentares das câmaras municipais do interior do Estado até deputados federais e senadores.

Campanha Mais Mulheres na Política é lançada em Manaus com sucesso


A campanha visa garantir que, com a reforma política, pelo menos 30% das vagas nos parlamentos do País sejam destinadas a cada gênero. A princípio, a medida significa aumentar a participação das mulheres, que hoje representa apenas 10% das cadeiras em todos os parlamentos brasileiros, para 30%.

“Nossa participação na política acaba sendo impedida pelo próprio sistema eleitoral, porque os partidos usam as mulheres nas campanhas para preencher as cotas, mas lhes dão menos espaço e oportunidades para concorrer. É preciso muito incentivo para que elas participem, e esse é o objetivo dessa campanha”, explicou a procuradora da mulher do senado, senadora Vanessa Grazziotin.

Já a senadora Marta Suplicy, presença ansiosamente aguardada pelo público, aproveitou para explicar sobre a necessidade de mais mulheres no poder. “Mulheres não são melhores, nem piores do que os homens. São apenas diferentes, têm mais sensibilidade, e é essa sensibilidade que deve estar presente na hora de se fazer as leis, para garantir uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária”.

Compuseram a mesa as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Marta Suplicy (sem partido-SP), Regina Sousa (PT-PI), e o senador José Medeiros (PPS-MT), as deputadas federais Conceição Sampaio (PP-AM), Júlia Marinho (PSC-PA), Jéssica Sales (PMDB-AC), o presidente da ALE-AM, deputado estadual Josué Neto (PSD-AM), deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB-AM), vereadora Professora Jacqueline (sem partido-AM), prefeitos e vereadores de 17 municípios amazonenses, além de dirigentes de movimentos sociais em defesa da maior participação da mulher nos espaços de poder.

O evento ainda contou com apresentação da cantora Marcia Siqueira, que cantou o jingle da campanha, feito pelo compositor Paulo Marinho, e teve grande participação do público. Após o lançamento na capital amazonense, os parlamentares seguiram para Boa Vista (RR), para lançar a campanha também naquele Estado.