Campanha Mais Mulheres na Política é lançada em Manaus com sucesso
Mais de 400 pessoas participaram do lançamento da campanha Mais Mulheres na Política, realizado no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) na manhã desta segunda-feira, 18. O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, reuniu convidados ilustres, desde parlamentares das câmaras municipais do interior do Estado até deputados federais e senadores.
A campanha visa garantir que, com a reforma política, pelo menos 30% das vagas nos parlamentos do País sejam destinadas a cada gênero. A princípio, a medida significa aumentar a participação das mulheres, que hoje representa apenas 10% das cadeiras em todos os parlamentos brasileiros, para 30%.
“Nossa participação na política acaba sendo impedida pelo próprio sistema eleitoral, porque os partidos usam as mulheres nas campanhas para preencher as cotas, mas lhes dão menos espaço e oportunidades para concorrer. É preciso muito incentivo para que elas participem, e esse é o objetivo dessa campanha”, explicou a procuradora da mulher do senado, senadora Vanessa Grazziotin.
Já a senadora Marta Suplicy, presença ansiosamente aguardada pelo público, aproveitou para explicar sobre a necessidade de mais mulheres no poder. “Mulheres não são melhores, nem piores do que os homens. São apenas diferentes, têm mais sensibilidade, e é essa sensibilidade que deve estar presente na hora de se fazer as leis, para garantir uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária”.
Compuseram a mesa as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Marta Suplicy (sem partido-SP), Regina Sousa (PT-PI), e o senador José Medeiros (PPS-MT), as deputadas federais Conceição Sampaio (PP-AM), Júlia Marinho (PSC-PA), Jéssica Sales (PMDB-AC), o presidente da ALE-AM, deputado estadual Josué Neto (PSD-AM), deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB-AM), vereadora Professora Jacqueline (sem partido-AM), prefeitos e vereadores de 17 municípios amazonenses, além de dirigentes de movimentos sociais em defesa da maior participação da mulher nos espaços de poder.
O evento ainda contou com apresentação da cantora Marcia Siqueira, que cantou o jingle da campanha, feito pelo compositor Paulo Marinho, e teve grande participação do público. Após o lançamento na capital amazonense, os parlamentares seguiram para Boa Vista (RR), para lançar a campanha também naquele Estado.