Campanha Mais Mulheres na Política é lançada em Goiânia

O lançamento da campanha Mais Mulheres na Política em Goiânia foi marcado por convidados ilustres, entidades e sindicatos. O evento aconteceu hoje, 10/9, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e contou com a presença de parlamentares de diversos partidos que se deslocaram de Brasília para apoiar a campanha.
11/09/2015 09h55

O lançamento da campanha Mais Mulheres na Política em Goiânia foi marcado por convidados ilustres, entidades e sindicatos. O evento aconteceu hoje, 10/9, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e contou com a presença de parlamentares de diversos partidos que se deslocaram de Brasília para apoiar a campanha.

A iniciativa do gabinete da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) contou com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, representada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), de todas as deputadas estaduais: Delegada Adriana Accorsi (PT), Isaura Lemos (PCdoB), Lêda Borges (PSDB), Eliane Pinheiro (PMN), e de todas as vereadoras: Célia Valadão (PMDB), Dra. Cristina Lopes (PSDB), Cida Garcez (SDD), Tatiana Lemos (PCdoB) e da Federação das Indústrias do estado de Goiás (FIEG).

Além dos envolvidos na organização do evento, também estiveram presentes o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO); senador José Medeiros (PPS-MT); Delaíde Alves, ministra do Tribunal Superior do Trabalho; senadora Marta Suplicy (PMDB-SP); senadora Sandra Braga (PMDB-AM) e a jornalista Eliane Cantanhêde.

Entidades, sindicatos e líderes comunitários prestigiaram o evento, União Brasileira de Mulheres (UBM), representada pela presidente Lúcia Rincon; Sindicato dos Assistentes Sociais de Goiás (Sindaseg); Professora Angela Café, presidente do Conselho Estadual da Mulher; Iolanda Avelino, vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher e Presidenta da ONG Mestra; Lucilene Santos, representante da Associação Quilombola Kalunga; Senhor Eurípides, presidente da Associação dos Idosos Madre Germana I; Federação dos Idosos do Estado de Goiás; representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás; representante do Movimento Sindical de Mulheres do Goiás.

Atualmente, o Estado de Goiás no Senado conta com uma representante do sexo feminino, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). Lúcia Vânia, anfitriã do evento, registrou a importância da campanha Mais Mulheres na Política, “quando criamos a cota não falamos sobre a presença da mulher no horário político e sobre o fundo partidário. Essas conquistas estão sendo duramente conquistas na reforma política. Eventos como esse são importantes para afirmar o nosso avanço e promover a igualdade de gêneros.” A senadora está em seu segundo mandato no Senado. Antes, ocupou a vaga de deputada federal durante três legislaturas.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado, destacou como a mulher é vista no nosso país, “a discriminação contra a mulher é uma herança cultural que está enraizada na sociedade, somos chamadas de sexo frágil, somos tratadas como um ser inferior e precisamos, urgentemente, mudar essa realidade”.

Vanessa também esclareceu a luta pelo equilíbrio na representação entre os gêneros na política, “viver em um país onde mais da metade da população são mulheres e estarmos ocupando somente dez por cento das cadeiras nos parlamentos, mostra que vivemos em um país que não é democrático. Nós não queremos ser melhores que os homens, queremos ser iguais. A cota para mulheres é um passo para a igualdade”.

A senadora se referiu à PEC nº 98, de 2015, que faz parte da reforma política em discussão no Congresso e garante a reserva escalonada de vagas para mulheres no pleito seguinte ao da sanção da proposta. Serão 10%, de cadeiras nas primeiras eleições, seguidas de 12% e 16% de vagas nas eleições seguintes. A proposta foi votada em segundo turno essa semana no Senado e seguiu para a Câmara dos Deputados, onde também será votada em dois turnos.

Marta Suplicy (PMDB-SP), registrou o começo de uma revolução no Estado de Goiás, “começa hoje a movimentação da campanha Mais Mulheres na Política em Goiás. Muita coisa precisa mudar no Brasil e essa campanha faz parte dessa mudança, ela é muito mais profunda do que parece. Quando uma mulher entra na política, ela muda. Quando várias mulheres entram, é a política que muda”, finalizou.

Saiba Mais

Ao todo, Goiás possui 245 municípios, dos quais apenas 25 têm suas prefeituras ocupadas por mulheres, pouco mais de 10% do total. Já nas Câmaras de Vereadores, o percentual é um pouco maior: 12% do total (296 vereadoras e 2.193 vereadores).

No mapa da representação de mulheres nos parlamentos do mundo, elaborado pela União Interparlamentar e pela ONU Mulheres, dentre os 198 países pesquisados, o Brasil aparece na 158ª posição. Na América Latina aparece atrás da Argentina, México, Cuba e Bolívia e à frente apenas de Belize.