Campanha “Mais mulheres na política” é lançada em São Luis-MA

24/08/2015 12h15

Senadoras e deputadas foram recebidas pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e por cerca de 400 lideranças políticas regionais e mulheres jovens na manhã desta segunda-feira, 24/8, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O ato foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados e contou com o apoio de Laurinda Pinto, secretária de Estado da Mulher; dos gabinetes da senadora Regina Souza (PT-PI) e dos deputados estadual Fernando Furtado (PCdoB)  e federal Rubens Júnior (PCdoB).

Flávio Dino exaltou a presença de prefeitas, vereadoras, quebradeiras de coco, estudantes do ensino médio, sindicalistas e servidoras públicas e declarou todo apoio à politica de reserva de vagas no Parlamento: “As cotas são o caminho de aceleração da história. Tenho convicção de que as mulheres trabalham com sinceridade, firmeza e coragem para trilhar a estrada correta, em busca da mudança de verdade, que é a mudança de consciência e é essa que fica e garante processos perenes de transformação social para as próximas gerações em favor da equidade de gênero”.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora especial da Mulher do Senado, falou sobre o esforço das parlamentares em favor da PEC da Mulher (nº98/2015), que está na pauta do Plenário do Senado para possível votação nesta terça-feira, 25/8.  “Estamos confiantes na aprovação em primeiro turno da proposta e consideramos a campanha vitoriosa por ter percorrido o Brasil desde março pelo justo e urgente equilíbrio na representação política entre os gêneros em nosso país.”

O estado brasileiro que elegeu a primeira governadora história, Roseana Sarney, não possui nenhuma senadora e apenas uma deputada federal na bancada de 18 parlamentares, Eliziane Gama (PPS).  Na bancada estadual, seis dos 42 cargos são ocupados por mulheres. O estado conta com 41 prefeitas, em 217 prefeituras (19%), e 439 vereadoras, em 2.273 (18%).

Estavam presentes as deputadas estaduais Valéria Macedo (PDT) e Francisca Primo (PT), representantes do PT, PCdoB, PDT, PMDB, PPS, do Fórum de Mulheres de Partidos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, dos conselhos municipal e estadual dos Direitos da Mulher, da OAB Mulher, da Defensoria Pública estadual, da União Brasileira de Mulheres (UBM), da União da Juventude Socialista (UJS), da Centra Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), do Centro de Ensino Médio Barjonas Lobão, do Centro Integrado Rio Anil (CINTRA) e do Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias.

Além de São Luis, campanha “Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa” já foi lançada nas cidades de São Paulo-SP, Manaus-AM, Boa Vista-RR, Porto Alegre-RS, Cuiabá-MT, Aracaju-SE, Teresina-PI, Manacapuru-AM, Parintins-AM e chegará a Goiânia no próximo dia 10 de setembro.