Bancada feminina homenageia Secretária Especial de Políticas para as Mulheres

A sala de reuniões da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ficou lotada nesta terça-feira (20/10) quando deputadas e senadoras prestaram homenagem à Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, por sua gestão como Ministra de Estado à frente da pasta de políticas para as mulheres desde 2012.
22/10/2015 11h53

Parlamentares destacaram atuação de Eleonora Menicucci em prol da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres

A sala de reuniões da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ficou lotada nesta terça-feira (20/10) quando deputadas e senadoras prestaram homenagem à Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, por sua gestão como Ministra de Estado à frente da pasta de políticas para as mulheres desde 2012. Ela recebeu uma placa,  duas cartas de agradecimento, uma escultura de uma boneca de barro do Vale do Jequitinhonha (MG), oferecida deputada Raquel Muniz e uma estrela oferecida pela deputada Moema Gramacho, além de flores.

A coordenadora da bancada feminina na Câmara Dep. Dâmina Pereira abriu a sessão de homenagem destacando o trabalho da então Ministra Eleonora Menicucci não só junto as parlamentares e senadoras, mas ampliando e consolidando os direitos das mulheres.

Uma das cartas foi assinada por todas as senadoras que compõem a bancada feminina no Senado Federal. “É com grande satisfação que a recebemos como secretária e estamos certas de ser este um desafio a ser desempenhado com excelência, dando continuidade às políticas voltadas às mulheres, fortalecendo as existentes e trabalhando de forma cada vez mais integrada com a sociedade”, ressaltava a carta. As senadoras elogiaram a luta dela pela igualdade de gênero e agradeceram o empenho dela na campanha “Mais Mulheres na Política”.

A Procuradora da Mulher no Senado Federal, Vanessa Grazziotin, destacou a contribuição de Eleonora Menicucci por onde ela passou. “Eleonora é uma mulher guerreira e generosa, que sempre defendeu e trabalhou pela equidade de gênero, e quando ministra aprofundou e ampliou as políticas públicas voltadas para as mulheres, com muita seriedade e firmeza”, disse a senadora.

“Foi na tortura que me tornei feminista”, lembrou a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres. Eleonora asseverou que foi durante a sua gestão à frente da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República que ela teve a oportunidade de transformar em realidade os sonhos da sua luta feminista. “Estarei ao lado de vocês como sempre estive”.

A Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Elcione Barbalho, afirmou que a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados ficou muito feliz por ver Eleonora Menicucci à frente de ações em defesa da mulher, como o seu empenho na criação da Casa da Mulher Brasileira (CMB). E a deputada Erika Kokay sustentou que “a democracia precisa de você Eleonora”.

“Queremos falar da sua força, sua coragem, e agradecemos você por contribuir para mudar a vida das mulheres brasileiras”, afirmou a deputada Moema Gramacho, coordenadora do Núcleo de Mulheres do PT na Câmara dos Deputados. “Sua luta por igualdade, diversidade e liberdade contribuíram para o aprimoramento das normas legais e definição de políticas públicas para as mulheres. Reconhecemos sua luta contra o machismo, pelos direitos reprodutivos, além da sua enorme contribuição acadêmica pelas questões do trabalho e pelo enfrentamento  à violência contra as mulheres”, escreveu a deputada, em carta de agradecimento entregue à Eleonora.

Também participaram do evento a ex-ministra da Secretaria  de Políticas para as Mulheres Iriny Lopes; diversas gestoras da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) e parlamentares, como a primeira procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Gorete Pereira; a terceira procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Rosângela Gomes; e a coordenadora-geral da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, além de assessorias.

Fonte: Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR