Ferramentas Pessoais
Acessar

Região norte recebeu campanha “Mais Mulheres na Política".

19/05/2015 17:10

Senadoras e deputadas, acompanhadas pelo senador José Medeiros (PPS-MT), deslocaram-se na manhã desta segunda-feira (18/05) para a cidade de Manaus, onde cerca de 400 pessoas participaram do lançamento da campanha, realizado no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa daquele estado.

Foto: Marcelo Favaretti

O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, reuniu ainda parlamentares de 17 câmaras municipais da região, prefeitos, lideranças femininas de partidos políticos, entidades feministas e de movimentos sociais.

A exemplo do lançamento da campanha em 26 de março em São Paulo, a Bancada Feminina no Congresso quer chamar a atenção de parlamentares e da sociedade para que durante a discussão da Reforma Política seja incluída a reserva de 30% das cadeiras para cada gênero nos três níveis do Parlamento brasileiro, que hoje corresponde a cerca de 10%.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora Especial da Mulher, indica a estratégia das parlamentares para fortalecer do movimento: “A partir de agora precisamos acompanhar todos os passos dos parlamentares homens. Devemos pedir o apoio, vigiar o voto e divulgar as posições de todos, pois já passou o tempo em que o lugar do poder político pertencia tão somente ao gênero masculino”, orientou.

Já a senadora Marta Suplicy (sem partido), aproveitou para explicar a necessidade de mais mulheres no poder. “Mulheres não são melhores, nem piores do que os homens. São apenas diferentes, têm mais sensibilidade, e é essa sensibilidade que deve estar presente na hora de se fazer as leis, para garantir uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária”, afirmou.

Além das lideranças locais, compuseram a mesa as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Marta Suplicy (sem partido-SP), Regina Sousa (PT-PI), o senador José Medeiros (PPS-MT), as deputadas federais Conceição Sampaio (PP-AM), Júlia Marinho (PSC-PA), Jéssica Sales (PMDB-AC), o presidente da ALE-AM, deputado estadual Josué Neto (PSD-AM), a deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB-AM), a vereadora Professora Jacqueline (sem partido-AM). Estavam presentes ainda Eunice Borges, da ONU Mulheres; Suzi Teodoro, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), a União Brasileira de Mulheres (UBM) e Liége Rocha, do Fórum Nacional de instâncias de Partidos Políticos.

Ao final do evento, o público cantou e aplaudiu com entusiasmo o jingle inédito da campanha, composto pelo artista Paulo Marinho e interpretado pela cantora Márcia Siqueira, ambos amazonenses.

Boa Vista - Após o lançamento em Manaus, que contou com suporte da Força Aérea Brasileira (FAB), a delegação seguiu para a capital de Roraima, único estado brasileiro governado por uma Mulher.

Suely Campos (PP), atual governadora e ex-deputada federal, recebeu a comitiva ao lado da senadora Ângela Portela (PT-RR) no Palácio Hélio Campos.  A acolhida calorosa contou com exibição da cantora Euterpe Rufino, que interpretou a canção Vilarejo, de Marisa Monte, para as mais de 300 pessoas que lotaram o auditório, entre elas cerca de 50 mulheres representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Com 15 municípios, as mulheres ocupam cargos de poder político com competência e dinamismo no antigo território, elevado a status de estado em 1990. Além da senadora Ângela Portela, que compõe a Mesa Diretora do Senado, Roraima tem duas deputadas federais e ainda a prefeita de Boa Vista,Tereza Zurita (PMDB), além de três vereadoras na capital.

Nas palavras da governadora, todo apoio será dado à luta das mulheres pela ampliação da presença feminina no Parlamento. “Queremos ser protagonistas em favor do empoderamento da mulher nas políticas públicas e pelo fim das desigualdades”, garantiu Suely Campos.

A senadora Regina Sousa destacou a importância da paridade na representação parlamentar: “s mulheres estão destinadas historicamente a ocupar o espaço privado e os homens o espaço público. Temos a tarefa de mudar essa realidade e mostrar que o lugar da mulher é em todos os lugares. Nossa primeira tarefa nesse momento é conseguir incluir a proposta no relatório que está em andamento na Câmara dos Deputados e contamos com todas e todos nessa empreitada para que nossa campanha seja vitoriosa”, afirmou.

Estavam presentes ainda a vereadora Mirian Reis (PHS); o vereador Adilberto Veras, presidente da Câmara Municipal da capital, além de dezenas de lideranças políticas da região.

registrado em: