Região norte recebeu campanha “Mais Mulheres na Política".

19/05/2015 17h10

Senadoras e deputadas, acompanhadas pelo senador José Medeiros (PPS-MT), deslocaram-se na manhã desta segunda-feira (18/05) para a cidade de Manaus, onde cerca de 400 pessoas participaram do lançamento da campanha, realizado no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa daquele estado.

Região norte recebeu campanha “Mais Mulheres na Política".

Foto: Marcelo Favaretti

O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, reuniu ainda parlamentares de 17 câmaras municipais da região, prefeitos, lideranças femininas de partidos políticos, entidades feministas e de movimentos sociais.

A exemplo do lançamento da campanha em 26 de março em São Paulo, a Bancada Feminina no Congresso quer chamar a atenção de parlamentares e da sociedade para que durante a discussão da Reforma Política seja incluída a reserva de 30% das cadeiras para cada gênero nos três níveis do Parlamento brasileiro, que hoje corresponde a cerca de 10%.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora Especial da Mulher, indica a estratégia das parlamentares para fortalecer do movimento: “A partir de agora precisamos acompanhar todos os passos dos parlamentares homens. Devemos pedir o apoio, vigiar o voto e divulgar as posições de todos, pois já passou o tempo em que o lugar do poder político pertencia tão somente ao gênero masculino”, orientou.

Já a senadora Marta Suplicy (sem partido), aproveitou para explicar a necessidade de mais mulheres no poder. “Mulheres não são melhores, nem piores do que os homens. São apenas diferentes, têm mais sensibilidade, e é essa sensibilidade que deve estar presente na hora de se fazer as leis, para garantir uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária”, afirmou.

Além das lideranças locais, compuseram a mesa as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Marta Suplicy (sem partido-SP), Regina Sousa (PT-PI), o senador José Medeiros (PPS-MT), as deputadas federais Conceição Sampaio (PP-AM), Júlia Marinho (PSC-PA), Jéssica Sales (PMDB-AC), o presidente da ALE-AM, deputado estadual Josué Neto (PSD-AM), a deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB-AM), a vereadora Professora Jacqueline (sem partido-AM). Estavam presentes ainda Eunice Borges, da ONU Mulheres; Suzi Teodoro, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), a União Brasileira de Mulheres (UBM) e Liége Rocha, do Fórum Nacional de instâncias de Partidos Políticos.

Ao final do evento, o público cantou e aplaudiu com entusiasmo o jingle inédito da campanha, composto pelo artista Paulo Marinho e interpretado pela cantora Márcia Siqueira, ambos amazonenses.

Boa Vista - Após o lançamento em Manaus, que contou com suporte da Força Aérea Brasileira (FAB), a delegação seguiu para a capital de Roraima, único estado brasileiro governado por uma Mulher.

Suely Campos (PP), atual governadora e ex-deputada federal, recebeu a comitiva ao lado da senadora Ângela Portela (PT-RR) no Palácio Hélio Campos.  A acolhida calorosa contou com exibição da cantora Euterpe Rufino, que interpretou a canção Vilarejo, de Marisa Monte, para as mais de 300 pessoas que lotaram o auditório, entre elas cerca de 50 mulheres representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Com 15 municípios, as mulheres ocupam cargos de poder político com competência e dinamismo no antigo território, elevado a status de estado em 1990. Além da senadora Ângela Portela, que compõe a Mesa Diretora do Senado, Roraima tem duas deputadas federais e ainda a prefeita de Boa Vista,Tereza Zurita (PMDB), além de três vereadoras na capital.

Nas palavras da governadora, todo apoio será dado à luta das mulheres pela ampliação da presença feminina no Parlamento. “Queremos ser protagonistas em favor do empoderamento da mulher nas políticas públicas e pelo fim das desigualdades”, garantiu Suely Campos.

A senadora Regina Sousa destacou a importância da paridade na representação parlamentar: “s mulheres estão destinadas historicamente a ocupar o espaço privado e os homens o espaço público. Temos a tarefa de mudar essa realidade e mostrar que o lugar da mulher é em todos os lugares. Nossa primeira tarefa nesse momento é conseguir incluir a proposta no relatório que está em andamento na Câmara dos Deputados e contamos com todas e todos nessa empreitada para que nossa campanha seja vitoriosa”, afirmou.

Estavam presentes ainda a vereadora Mirian Reis (PHS); o vereador Adilberto Veras, presidente da Câmara Municipal da capital, além de dezenas de lideranças políticas da região.