27 Senadoras e Senadores tomam posse em 1º de fevereiro

01/02/2015 16h40

Cinco entre as 27 cadeiras renovadas na 54ª Legislatura são ocupadas por mulheres. Kátia Abreu (PMDB-TO), Fátima Bezerra (PT-RN), Rose de Freitas (PMDB-ES), Simone Tebet (PMDB-MS), e Maria do Carmo Alves (DEM-SE) foram empossadas, fizeram juramento à Constituição e em seguida votaram na eleição da Presidência e dos demais cargos da Mesa Diretora na tarde deste domingo.

Com exceção de Kátia Abreu, que deverá se licenciar para voltar ao Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (2/2), as demais senadoras compõem a partir de agora a bancada feminina de 13 parlamentares.

Algumas peculiaridades podem ser destacadas entre as áreas de atuação profissional da nova bancada, que conta com várias categorias, sendo uma farmacêutica, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); uma economista, Lídice da Mata (PSB); uma psicóloga, Marta Suplicy (PT-SP); uma quebradeira de coco, Regina Sousa (PT-PI); uma pedagoga, Fátima Bezerra (PT-RN); uma professora, Ângela Portela (PT-RR); duas empresárias, Maria do Carmo (DEM-SE) e Sandra Braga (PMDB-AM); duas jornalistas, Ana Amélia (PP-RS) e Lúcia Vânia (PSDB-GO), e três advogadas, Gleisi Hoffmann (PT-PR), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Simone Tebet (PMDB-MS).

Na disposição geográfica, 11 entre os 27 estados elegeram uma senadora, são eles: São Paulo, Bahia, Roraima, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Piauí, nesse caso foi a primeira vez que uma mulher alcança o cargo. O Amazonas é o único a ter duas parlamentares e 16 estados não possuem representante feminina em suas bancadas.