Relatório aponta atuação parlamentar como assunto mais abordado nas manifestações que chegam à Ouvidoria

28/06/2013 16h11

A atuação parlamentar foi o assunto mais citado nas mensagens recebidas pela Ouvidoria do Senado Federal, de 1° de janeiro a 30 de abril deste ano, de acordo com o mais recente relatório publicado pelo órgão. Ao abordar o assunto, os cidadãos destacaram discursos, apreciação de matérias e posicionamento dos senadores sobre as questões mais discutidas na Casa. Na avaliação da ouvidora-geral, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), "isso demonstra que o cidadão brasileiro está cada vez mais interessado nas questões que envolvem o Poder Legislativo".

Das 940 manifestações registradas no período de quatro meses, a atuação parlamentar representou quase 30% do total (28,9%), sendo seguida por pedidos de exemplares de publicações do Senado (8,4%) e reforma do Código Penal (6,5%). O tipo de abordagem incluiu críticas (40,3%), solicitação de informações (33,9%), reclamações (11,3%), sugestões (7,11%), elogios (1,7%) e denúncias (1,1%).

O relatório revela, ainda, que o Sudeste continua concentrando a maioria das pessoas (53,9%) que tem procurado a Ouvidoria do Senado. Atrás vêm as regiões Nordeste (17,8%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,8%) e Norte (2,4%). Menos de 1% das manifestações não informava o endereço.

Na comparação de gênero, os homens (69,7%) também continuam com mais participação que as mulheres (30,2%). Na avaliação da ouvidora-geral, que assumiu o órgão há menos de um mês, "os dados reforçam a necessidade de aumentar a participação popular, e isso inclui reforçar a presença feminina", disse.

O relatório da Ouvidoria do Senado Federal sobre o período de janeiro a abril deste ano está disponível no portal, no link "Publicações".