Ouvidora-geral do Senado participa de reunião com a ministra Maria do Rosário

28/06/2013 16h45

A ouvidora-geral do Senado Federal, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), se reuniu com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, nesta quarta-feira, 10, no gabinete da titular da SDH.


Lúcia Vânia recebeu os cumprimentos da ministra, por ter sido indicada pelo presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para assumir o cargo de ouvidora-geral da Casa. Maria do Rosário destacou a importância de a parlamentar goiana ser a primeira mulher a ocupar o posto.

O encontro, do qual também participou a coordenadora-geral da Ouvidoria da SDH, Irina Carla Bacci, serviu para as representantes das duas ouvidorias trocarem informações e experiências sobre o órgão de cada instituição.

Ao explicar o trabalho da Ouvidoria da Secretaria de Direitos Humanos, Irina Carla destacou algumas ações, como o sistema integrado de gestão de informação que permite o acompanhamento do fluxo das manifestações desde o registro, encaminhamento e resposta às demandas.

A coordenadora-geral também relatou que a Ouvidoria da SDH mantém um acordo de cooperação com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça, a fim de atuarem juntos em casos que envolvem denúncias de violação de diretos humanos.

Lúcia Vânia frisou a importância da reunião, que permite um intercâmbio de informações. “Essa troca contribui para que a Ouvidoria do Senado possa incorporar, quando possível, experiências bem sucedidas com vistas a aperfeiçoar o trabalho direcionado aos cidadãos”, disse.

Para a ouvidora-geral do Senado, o compromisso de sedimentar o papel do órgão também depende do relacionamento com outras ouvidorias públicas. “A união de forças e o trabalho em parceria sempre nos levam a bons resultados de trabalho. Sendo assim, vou continuar esse processo de visitas para conhecer a maneira como outras ouvidorias atuam no atendimento aos anseios dos cidadãos”, completou.

Também participaram do encontro a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, a coordenadora da Ouvidoria do Senado, Regina Fontes, e a chefe da Assessoria Parlamentar da Secretaria de Direitos Humanos, Marinete Merss.