Ouvidoria recebe manifesto de movimentos sociais com sugestões ao Senado

16/08/2021 17h41

Na última sexta-feira (13), a Ouvidoria do Senado Federal recebeu representantes do Educafro que entregaram um manifesto assinado por diversos movimentos sociais com sugestões ao Senado sobre a ampliação da participação de minorias no processo eleitoral. O grupo sugere, entre outras pautas, a ampliação do debate sobre a participação da mulher, de negros e de indígenas no processo eleitoral brasileiro, em especial na discussão da PEC  125/2011.

“Hoje estamos aqui para entregar uma representação à Ouvidoria do Senado Federal para que a Casa dê atenção às propostas sobre a participação das minorias no processo eleitoral brasileiros”, destacou uma das integrantes do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim. Para Gehovany Figueira, membro do Educafro, a discussão da reforma eleitoral não contemplou os direitos assegurados aos negros, aos indígenas e às mulheres. O presidente da organização Frei David Raimundo Santos também esteve presente na reunião.

Assim como os membros do Educafro, todo cidadão, movimentos sociais e organizações podem encaminhar sugestões, reclamações e contribuições para as matérias que estão sendo discutidas no Senado por meio da Ouvidoria. “A Ouvidoria é um instrumento importante para registrar essas demandas e nós sabemos que essas reclamações serão levadas até o fim”, destacou Joicy Ferreira, que também é integrante do movimento.

As manifestações podem ser registradas pelo site da Ouvidoria, preenchendo um dos formulários disponíveis; pelo telefone 0800 061 2211 ou pelos Correios [Ouvidoria do Senado, Via N2, Anexo 4, Bloco D, Gráfica do Senado, CEP 70165-900 Brasília – DF].