Ouvidoria do Senado faz divulgação do trabalho do órgão nos gabinetes de senadores

A equipe da Ouvidoria do Senado iniciou uma série de visitas aos gabinetes dos senadores para divulgar o trabalho do órgão e estreitar as relações com as chefias de gabinetes.
29/09/2021 13h37

A equipe da Ouvidoria do Senado iniciou uma série de visitas aos gabinetes dos senadores para divulgar o trabalho do órgão e estreitar as relações com as chefias de gabinetes. Nas últimas semanas, a coordenadora geral Margarett Cabral e a encarregada geral Izabel Zinidarsis já visitaram 20 gabinetes de senadores. O objetivo é visitar os 81 gabinetes até o fim de outubro.

“Para que a Ouvidoria funcione efetivamente, precisamos estar afinados com todos os demais órgãos no Senado. Queremos o cidadão perto de nós, por isso temos que estar em conexão. Tenho falado sempre com os senadores sobre a importância do nosso trabalho e nossa equipe agora está indo pessoalmente aos gabinetes fazendo esse trabalho de aproximação”, destacou o Ouvidor-geral do Senado, Plínio Valério.

Durante as visitas, a equipe apresenta os serviços da Ouvidoria e destaca a importância do órgão para a construção de um mandato mais participativo. “Essas visitas têm sido muito proveitosas. A pedido do nosso Ouvidor, senador Plínio Valério, temos destacado o trabalho da Ouvidoria e como o senador ou senadora pode usar as contribuições, pedidos de informação e críticas que chegam dos cidadãos pela Ouvidoria para conduzir o mandato”, destacou Margarett, que também tem recebido sugestões das equipes dos gabinetes para aperfeiçoar o trabalho do órgão no Senado.

“É uma oportunidade de apresentarmos nosso trabalho para que os gabinetes saibam como responder às demandas. Aqui no Senado temos cuidado com muita responsabilidade das ligações e mensagens dos cidadãos. As sugestões que os gabinetes apresentam também são essenciais para aperfeiçoarmos nosso trabalho, já que cada gabinete lida diretamente com a população de cada estado”,

Desde o início da gestão do senador Plínio Valério, a Ouvidoria tem disponibilizado mensalmente aos gabinetes um relatório personalizado por unidade da federação com o diagnóstico das demandas dos cidadãos. “O órgão está à disposição para ajudar os mandatos. A participação popular é muito importante”, disse Margarett. “Sei o quanto é bom e o que a Ouvidoria traz de benefício para a instituição”, disse o chefe de gabinete do senador Otto Alencar, Fábio de Rezende.

A chefe de gabinete da senadora Simone Tebet, Jacqueline Mousinho, afirma que o Senado é a Casa de ressonância da sociedade. “Aqui estão os representantes dos Estados para atuar em prol do povo brasileiro. Ouvir as demandas, sugestões e reclamações é parte essencial do trabalho do parlamentar e a Ouvidoria do Senado é parte fundamental disso, ao ser um importante canal de comunicação e vinculação entre o cidadão e o seu representante”, disse.

A equipe já visitou o gabinete da presidência do Senado, e os gabinetes dos senadores Otto Alencar, Acir Gurgacz, Carlos Fávaro, Telmário Mota, Simone Tebet, Leila Barros, Flávio Bolsonaro, Dário Berguer, Irajá, Luiz Carlos Heinze, Ângelo Coronel, Antônio Anastasia, Chico Rodrigues, Eduardo Braga, Fabiano Contarato, Eduardo Girão, Fernando Collor, Jorge Kajuru e Jayme Campos.