Ouvidor-geral, Plínio Valério assina acordo com Assembleia do Amazonas

senador Plínio Valério (PSDB-AM), ouvidor-geral do Senado e representando o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), assinou, no início de julho, acordo de cooperação com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas com o objetivo de fortalecer as ações de ouvidoria desenvolvidas pelos órgãos correlatos no âmbito federal e estadual.
22/07/2021 16h35

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), ouvidor-geral do Senado e representando o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), assinou, no início de julho, acordo de cooperação com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas com o objetivo de fortalecer as ações de ouvidoria desenvolvidas pelos órgãos correlatos no âmbito federal e estadual.

Por parte da assembleia, o protocolo foi assinado pelo deputado estadual Felipe Silva de Souza (Patriota-AM), ouvidor daquela Casa. O documento também recebeu a assinatura da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

— Fico feliz de celebrar o primeiro acordo de cooperação da Ouvidoria do Senado com a Ouvidoria da Assembleia do Amazonas. O cidadão que acompanha a atuação parlamentar e participa com ideias e reclamações tem muito a ganhar com esse intercâmbio de experiências — disse Plínio Valério.

O senador ressaltou que pretende dar um ritmo diferenciado aos trabalhos da Ouvidoria da Casa e ampliar essa rede de informações com outros estados. Essa é a primeira de muitas parcerias, afirmou, com assembleias e outros órgãos.

Frutos

Por sua vez, o ouvidor da Assembleia do Amazonas comemorou a parceria e os frutos que serão colhidos com essa aproximação entre as duas Casas.

— É um instrumento importante de cooperação técnica. Tenho certeza que ele vai permitir o aperfeiçoamento das ouvidorias para melhor atender a população que nos procura — disse o deputado Felipe Silva de Souza.

Diretora-geral do Senado, Ilana Trombka afirmou que essa primeira parceria firmada pela Ouvidoria na gestão do senador Plínio Valério vai fazer com que os cidadãos sejam cada vez mais bem atendidos.

— É importante saber que muitas demandas que aqui chegam podem ser também aproveitadas no estado, e que o conhecimento de cada uma das ouvidorias vai trazer um compartilhamento de experiências e boas práticas — disse Ilana.

O acordo de cooperação entre as Ouvidorias do Senado e da Assembleia prevê a estruturação e o funcionamento de uma rede de relacionamento entre os dois órgãos. A ideia é intensificar um intercâmbio de informações, cooperação técnico-científica, articulação de esforços e formação de parceria estratégica. Estabelece também a definição de diretrizes comuns, por meio do estabelecimento de compromissos e ações conjuntas, para viabilizar o apoio a ações de atendimento aos cidadãos no âmbito das duas ouvidorias.