Equipes das Ouvidorias da Assembleia do Amazonas e da Câmara de Manaus participam de curso de capacitação

Na manhã desta quarta-feira (28), a Ouvidoria do Senado Federal promoveu a segunda rodada do curso de reciclagem para colaboradores do órgão. Remotamente, participaram também colaboradores das ouvidorias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da Câmara Municipal de Manaus.
29/07/2021 16h15

 

Na manhã desta quarta-feira (28), a Ouvidoria do Senado Federal promoveu a segunda rodada do curso de reciclagem para colaboradores do órgão. Remotamente, participaram também colaboradores das ouvidorias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da Câmara Municipal de Manaus. Essa é a primeira ação fruto da parceria promovida com a Aleam.
- Estamos trabalhando para fortalecer laços com Ouvidorias nos estados e nos municípios. Essa capacitação é essencial para trocarmos experiências, informações e realizarmos ações conjuntas com a finalidade de melhorarmos cada vez mais a relação com o cidadão que nos procura, seja aqui no Senado, na Assembleia e na Câmara de Manaus - frisou o Ouvidor do Senado, senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Um dos participantes foi o coordenador da Ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus, Pedro Bessa. Ele considerou que o curso foi importante para estreitar as relações com a Ouvidoria do Senado e aprender como o órgão acolhe as demandas dos cidadãos.  – Eu acho que é muito importante essa integração do Senado com todos os estados e cidades para tornarmos a ouvidoria um órgão com mais protagonismo no Brasil, fazendo com que o cidadão se sinta participativo na sociedade e na política – destacou.

A colaborada da Ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus, Elane Belota, destacou que se interessou pelos canais de atendimento utilizados pelo Senado e que vai buscar implantar as estratégias de atendimento usadas na Casa para melhorar a qualidade no atendimento às demandas dos cidadãos manauaras. - Muito obrigada pelo convite e estamos juntos para cada vez mais fortalecermos o trabalho das Ouvidorias como um todo -, salientou.

Esse contato com o Senado também vai melhorar a experiência com o cidadão da Ouvidoria da Aleam, destacou a colaboradora da Ouvidoria da Aleam, Duane Raissa.
- Saímos desse curso com mais conhecimento sobre tratamento de manifestação — seja por meio do sistema como por telefone —, sobre a importância da comunicação para o cidadão se sentir mais próximo do órgão, da transparência legislativa e outros diversos ensinamentos que foram expostos – afirmou.

Segundo a coordenadora-geral da Ouvidoria, Margarett Cabral, toda Ouvidoria do país seja em âmbito municipal ou estadual poderá procurar o Senado para firmar parcerias e estreitar relações. – Além disso, estamos à disposição para auxiliarmos no processo de implantação de uma Ouvidoria. O que queremos é melhorar a relação do cidadão com o poder público para que ele participe do processo democrático. Essa é nossa missão – destacou.

Como participar

Qualquer brasileiro pode solicitar, sugerir, elogiar, reclamar, denunciar e se informar preenchendo um dos formulários pelo site www.senado.leg.br/ouvidoria; pelo 0800 061 2211 ou pelos Correios [Ouvidoria do Senado, Via N2, Anexo 4, Bloco D, Gráfica do Senado, CEP 70165-900 Brasília – DF].