Equipe da Ouvidoria faz exame de prevenção ao glaucoma e comemora Outubro Rosa

Marcado como mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa também é um mês voltado à saúde da mulher. Para marcar as comemorações do mês, toda a equipe da Ouvidoria do Senado fez o exame de tonometria, para a prevenção do glaucoma, inclusive os homens.
13/10/2021 16h50

Marcado como mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa também é um mês voltado à saúde da mulher. Para marcar as comemorações do mês, toda a equipe da Ouvidoria do Senado fez o exame de tonometria, para a prevenção do glaucoma, inclusive os homens. Todos os colaboradores também vestiram de rosa, participando da campanha nacional, que também tem uma série de ações e comemorações no Senado.

O exame é chamado de tonometria, que afere a pressão intraocular. O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro, isso causa aumento da pressão ocular e pode causar perda de visão.

Segundo o Ministério da Saúde, 2% da população do país é acometida pela doença. Pessoas com mais de 40 anos, com alto grau de miopia e diabetes estão no grupo de risco. Por se tratar de uma doença crônica e que não tem cura, apenas os exames de rotina podem identificar o problema e iniciar o tratamento para evitar o agravamento.