Atendentes da Ouvidoria do Senado participam de curso reciclagem
A Ouvidoria do Senado promoveu, nessa quarta-feira (14), no auditório do Interlegis, o primeiro treinamento para seus atendentes. Processo legislativo, normas da língua portuguesa, comunicação legislativa, orientações de atendimento ao público e ética no ambiente de trabalho fizeram parte das disciplinas do curso de reciclagem.
Em respeito às normas de distanciamento e prevenção da covid-19, o grupo foi dividido em turmas que receberão o treinamento em semanas diferentes.
A importância de atender bem o público é o principal pilar de uma ouvidoria. Sob a gestão do senador Plínio Valério (PSDB-AM), o órgão quer aumentar a participação popular no Senado e levar as demandas dos cidadãos para os senadores de cada estado.
— Com as demandas que chegam até a Ouvidoria, os 81 senadores podem trabalhar políticas públicas para representar os interesses da população — afirmou a coordenadora-geral da Ouvidoria, Margarett Cabral.
Adequação linguística
No caso do Senado, que atende uma população abrangente, de várias regiões do país e de vários níveis de escolaridade, é fundamental que o atendente esteja sempre preparado, proativo e comprometido para atender o cidadão da melhor forma possível, segundo a supervisora de capacitação de treinamento, Cleide Bezerra. Outro fator importante, ressaltou, é o regionalismo, uma vez que a equipe de atendimento deve estar preparada para compreender as mais variadas formas de linguagem.
— Temos a obrigação de sermos entendidos por todos — disse Cleide Bezerra.
Os participantes também aprenderam técnicas de padronização de linguagem, que constam do Manual de Comunicação elaborado pela Secretariado de Comunicação Social (Secom).
— Precisamos nos adequar à questão linguística para trabalharmos a língua portuguesa e atingirmos todas as pessoas — destacou a supervisora de capacitação Nathalia Barbosa.
Processo legislativo
O entendimento de processo legislativo também é fundamental para que o atendente possa responder de imediato as dúvidas da população sobre uma matéria que está em análise no Senado, por exemplo, e quais os passos seguintes na tramitação.
A colaboradora Renata da Silva Souza relatou uma experiência exitosa de um cidadão que teve sua sugestão atendida no Senado.
— Tivemos uma experiência de um cidadão que entrou em contato conosco com uma demanda sobre impostos para aposentados, e tivemos a iniciativa de apresentar a sugestão como uma Ideia Legislativa. Em junho, ele retornou com a Ouvidoria para agradecer que sua sugestão teve mais de 20 mil apoios e se sentiu importante ao ver que todos podem participar.
Na próxima semana, servidoras da Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) farão a segunda rodada do treinamento. Essa será uma primeira ação da parceria firmada entre as Ouvidorias do Senado e da Aleam.