Lúcia Vânia toma posse como ouvidora-geral do Senado

28/06/2013 16h35

Ao tomar posse nesta terça-feira (16), no cargo de ouvidora-geral do Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) ressaltou que fará a Ouvidoria se consolidar “como um dos mais legítimos instrumentos de participação popular e, consequentemente, de exercício da cidadania e controle social”. A solenidade aconteceu na sala de audiências da Presidência da Casa e foi acompanhada por dezenas de senadores, deputados federais e representantes dos poderes executivo federal e do estadual.

Indicada pelo presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para ser ouvidora-geral, a parlamentar goiana é a primeira mulher a assumir o cargo. Ao comentar a “vasta experiência” política da tucana, Renan Calheiros ressaltou a “eficiência e competência” de Lúcia Vânia que, segundo ele, também agrega “espírito público e sensibilidade”.

A senadora goiana sucede o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que esteve à frente da Ouvidoria no biênio 2011-2012. Nesse período, o órgão recebeu um total de 5.632 manifestações, entre sugestões, elogios, críticas e denúncias. Criada em 2005, a Ouvidoria foi regulamentada e implantada em 2011.

Plano de trabalho

Ao longo do mandato, com duração de dois anos, Lúcia Vânia pretende tornar a Ouvidoria do Senado mais conhecida e acessível dentro e fora da Casa. “Vamos criar mecanismos para encorajar o cidadão a falar cada vez mais, pois queremos e precisamos ouvir o que ele tem a dizer”, frisou.

Ao citar os diferentes canais de comunicação que a Ouvidoria dispõe para o cidadão - portal eletrônico, carta postal e o serviço Alô Senado - a senadora Lúcia Vânia adiantou que, a partir de agora, as pessoas podem deixar suas manifestações telefonando diretamente para a Ouvidoria. “O serviço está disponível de segunda a segunda; 24 horas”, destacou. Todas as manifestações, que são respondidas dentro do prazo regimental de 30 dias úteis, têm servido de indicadores no aprimoramento dos serviços legislativos e administrativos da Casa.

A nova ouvidora-geral garantiu que vai ampliar a rede de contato com outras ouvidorias e órgãos da administração pública, a fim de promover troca de informações e experiências. Lúcia Vânia lembrou que “essa parceria estratégica” já acontece entre as ouvidorias do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União, graças a um acordo de cooperação técnica firmado ano passado.

Fale com a Ouvidoria pelos seguintes canais de comunicação:

Site: http://www.senado.gov.br/senado/ouvidoria
Telefone direto da Ouvidoria: (61) 3303-1791
Alô Senado: 0800-61-2211
Carta postal: Senado Federal, Praça dos Três Poderes, Palácio do Congresso, Anexo II, Bloco A, Térreo, Sala da Ouvidoria, Brasília - DF CEP: 70165-900
Urnas de coleta localizadas no Senado Federal: entrada principal do Senado (Anexo I); entrada do Senado via N2 (Anexo II); Corredor das Comissões, e na SAMS - Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado.