Lúcia Vânia recebe a visita do Ouvidor-Geral da União

25/06/2013 17h35

A ouvidora-geral do Senado, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), recebeu, nesta quinta-feira (27/06), o ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão. Numa referência aos mais recentes protestos populares, os ouvidores manifestaram preocupação com a necessidade das ouvidorias públicas estabelecerem uma interlocução ainda mais eficiente com os cidadãos. De acordo com a análise da senadora Lúcia Vânia, o modelo de comunicação das ouvidorias precisa ser submetido a uma "reformulação total", afirmou. Ao se referir, especificamente, à forma e a linguagem das respostas que são dadas aos cidadãos, a ouvidora-geral frisou que, na maioria das vezes, as ouvidorias terão de deixar o caráter burocrático. "Precisamos dar respostas satisfatórias", destacou.

"O trabalho de interlocução com o cidadão nunca se esgota com uma resposta burocrática", completou José Eduardo Romão. O ouvidor-geral da União falou, ainda, sobre a necessidade de as ouvidorias aperfeiçoarem a capacidade de análise das mensagens que lhes chegam. "Algumas vezes, as ouvidorias recebem manifestações, mas não sabem identificá-las como demandas de movimentos organizados". Romão salientou que, em razão dos últimos acontecimentos, muitas ouvidorias têm refletido sobre o quanto as mobilizações sociais vão "impactar" o trabalho desses órgãos. 

Sobre as matérias relativas a ouvidorias, que tramitam no Congresso, Lúcia Vânia firmou o compromisso de promover audiências públicas, nas quais devem ser discutidas sugestões da população, que possam aperfeiçoar os projetos. "Dessa forma, teremos a sociedade brasileira participando, diretamente, da construção das leis, o que é essencial para que construamos uma sólida democracia participativa".