Lúcia Vânia: “Ação, mais do que palavras, é o que a população espera de nós”

15/08/2013 17h38

 

Em pronunciamento nesta sexta-feira (12/07), no plenário do Senado, a ouvidora-geral da Casa, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), afirmou que o trabalho da Ouvidoria “não pode ser estético e defensivo” para os parlamentares, nem para a população brasileira.
A parlamentar declarou que o modelo de comunicação que a Ouvidoria estabelece com os cidadãos precisa deixar de ter o “perfil burocrático”, e defendeu respostas “claras e transparentes de forma a atender o que a população está questionando”.
Lúcia Vânia anunciou que a Ouvidoria está adotando o Facebook e o Twitter como canais de interlocução do cidadão com o órgão. Contudo, ao se referir ao “aparato” de que a Casa dispõe para dialogar com a sociedade, lamentou o fato de as insatisfações sociais não terem sido identificadas a tempo. “E fomos, como que,  pegos de surpresa”, disse a ouvidora-geral, numa referência às recentes manifestações populares.

Na avaliação da senadora, as diversas áreas do Senado, que trabalham como canais de comunicação com a sociedade, precisam estar integradas de maneira moderna e eficiente, para que se tornem realmente capazes de entender o que tem dito a população.

Manifestações

Ao citar, ainda, os últimos protestos, a senadora questionou se as portas institucionais não têm estado fechadas aos clamores do povo. “Presenciamos uma tentativa literal de arrombamento por parte da população, para se fazer ouvida”, observou.

Lúcia Vânia ressaltou que o papel da Ouvidoria não é o de, apenas, coletar questionamentos, mas também o de “trazer a voz da população para dentro desta Casa”. De acordo com a ouvidora, o que se pede nas ruas não é outra coisa “senão mudanças no conceito da administração pública, na aplicação das leis, no respeito à cidadania brasileira, no fazer justiça, na corrupção que corrói os impostos que pagamos, na falta de investimentos em infraestrutura. O que se quer, e estão nos dizendo isso com toda a clareza, é a construção de um Brasil novo”.

Por fim, Lúcia Vânia destacou que tudo o que chega à Ouvidoria é acolhido “como um material de construção de um Senado melhor, mais pró-ativo e transparente”, e cobrou dos senadores mais ação do que palavras: “É o que a população espera de nós”, frisou.