apresentacao
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu do Senado inaugura, no dia 12 de março, às 18 horas, no Salão Negro, a exposição Arte e Alma Feminina, com obras de artes de 46 artistas que fazem parte do acervo do Museu. São 40 quadros, quatro esculturas e dois mobiliários espalhados por vários ambientes administrativos da Casa, mas também gabinetes parlamentares, além da próprio Museu, situado no Salão Nobre.
No site do museu, será possível visualizar e imprimir o catálogo com todas as obras e informações sobre as autoras, assim como o áudio guia com a descrição de textos, para permitir a acessibilidade. A exposição ficará no Salão Negro até o dia 30 de março e poderá ser visitada diariamente das 9h às 17h, inclusive aos finais de semana.
Dia Internacional da Mulher.
A exposição Arte e Alma Feminina foi idealizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A mostra celebra o talento feminino, por meio de obras de arte de parte das artistas mulheres que integram o acervo do Museu do Senado Federal. Algumas das pinturas, gravuras, esculturas e mobiliários desta exibição ficam expostas cotidianamente nos ambientes administrativos do Senado, como comissões e gabinetes parlamentares, além do próprio Museu.
Museu do Senado
Criado oficialmente em 1991, o Museu do Senado abriga, atualmente, cerca de 1.700 obras de arte. São quadros, esculturas, presentes protocolares e mobiliário, entre outras peças. Algumas das mais antigas obras de arte remontam ao período imperial, a partir de 1824, data da criação oficial do Senado Federal. Várias dessas obras pertenceram às duas antigas sedes do Senado (os palácios Conde dos Arcos e o Monroe) até a transferência da Capital da República para Brasília e a inauguração do Congresso Nacional, em 1960. Em 2024, o Senado Federal comemorou 200 anos de criação. Parte dessa história faz parte do acervo do Museu do Senado.
Serviço: Exposição "Arte e Alma Feminina''
Abertura: 12 de março de 2025, às 18h
Período: 12 de março a 30 de março de 2025
Horário: Todos os dias, das 9h às 17h.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Entrada: Gratuita
Áudioguia da Exposição: