5.8. Biblioteca: acervo físico e ou virtual

Quando o acervo físico e ou virtual atende de maneira excelente às
necessidades institucionais, considerando, em uma análise sistêmica e global, os
aspectos: acesso, periódicos e livros, adequação a necessidades educacionais
específicas e plano de expansão.

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 300 mil documentos de interesse do Poder Legislativo e da sociedade. Além disso, propicia segurança e preservação da informação, larga visibilidade na internet, grande rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. 

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, revistas, jornais, obras raras, artigos, notas técnicas, notícias, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, trabalhos acadêmicos, relatórios, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. Esses discorrem sobre Direito, Ciência política, Ciências sociais, cultura, atualidades, entre outros temas. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras, exceto algumas coleções de acesso restrito ao corpo técnico do Senado Federal.

A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do Governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

O catálogo coletivo da RVBI, gerenciado pela Biblioteca do Senado Federal, proporciona o acesso a cerca de 1.080.000 títulos bibliográficos e aproximadamente 1.660.000 itens disponíveis nos acervos das 12 bibliotecas cooperantes, localizadas em Brasília. Além disso, as bibliotecas oferecem acesso a conteúdos digitais mediante assinaturas de bases de dados de ebooks e periódicos eletrônicos.

Os acervos da Rede têm como prioridade temática a área do Direito, especificamente a doutrina, mas abrange, também, outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. 

Voltar à página de informações para recredenciamento