5.12. Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviço

Quando os laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas atendem,
de maneira excelente, às necessidades institucionais, considerando, em uma
análise sistêmica e global, os aspectos: serviços e normas de segurança.

Quanto aos espaços de inovação, pesquisas e estudos, os quais atuam em articulação como ILB no desenvolvimento de projetos educacionais, deve-se destacar:

Instituto DataSenado, o qual produz, há mais de quinze anos, pesquisas, estudos e levantamentos de opinião pública, abordando temas afeitos ao Poder Legislativo, ao papel dos congressistas e aos tópicos em debate no Parlamento Brasileiro. Durante sua trajetória, inclusive, em apoio a levantamentos internos e pesquisas de setores e servidores da Casa, o DataSenado contou com a participação de mais de 4 milhões de pessoas em seus trabalhos, dentre os quais destacam-se 81 pesquisas de opinião com amostra científica.

O Laboratório da Mulher contra a Violência, criado em 2016, é uma área especializada que promove a realização e  publicação de estudos sobre o tema, acompanha a pauta legislativa e as políticas públicas no enfrentamento da violência contra a mulher e o atendimento das vítimas, realiza campanhas e ações educacionais, disponibiliza dados e análises para a pesquisa e a formulação de estratégias de tratamento da problemática, bem como apóia a atuação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

O Núcleo de Apoio à Inovação (NAINOVA) é a área do Senado Federal responsável pelo desenvolvimento de iniciativas de transformação interna, inclusive por meio da realização de projetos de mentoria, facilitação e assessoramento, utilizando-se de sua estrutura interna de coworking e das salas de aula do ILB. Pode-se destacar também a atuação do Núcleo na articulação com outras organizações na promoção de ações e conteúdos educacionais, a exemplo da Jornada da Inovação, Legistech - Fórum 2020, Semana da Inovação 2020 e 2021, lives sobre inovação dos processos de trabalho, bem como outros conteúdos facilitadores da atuação das áreas do Senado .

A Biblioteca do Senado Federal, como já mencionado no item “6.7”, dispõe de espaço para desenvolvimento de estudos documentais e bibliográficos in loco, contando com serviço especializado de apoio à pesquisa parlamentar, clipagem e base de dados.

Além destes órgãos, os discentes e docentes das ações educacionais do ILB contam como espaços de aprendizagem prática a assistência presencial, televisionada ou pela Internet dos trabalhos das comissões, incluindo as audiências públicas temáticas promovidas pela Casa. Do mesmo modo, o acompanhamento das pautas e atividades no plenário, ao vivo ou por meio de seu registro, é, por excelência, uma oportunidade de formação e de desenvolvimento de estudos relacionados com a área fim do Parlamento.

Quanto à oportunidade de contato com a realidade das outras organizações legislativas brasileiras e até estrangeiras, o Programa Interlegis tem servido de elo nesse processo de aproximação interinstitucional, permitindo o intercâmbio técnico além das fronteiras da Casa.

Voltar à página de informações para recredenciamento