5.10. Plano de atualização do acervo

Quando o plano de atualização do acervo (físico e ou virtual) previsto/implantado
atende de maneira excelente às necessidades institucionais, considerando, em
uma análise sistêmica e global, os aspectos: coerência com o PDI e alocação de
recursos.

O desenvolvimento e atualização do acervo da Biblioteca do Senado Federal segue as diretrizes da Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca, estabelecidas em 1997 e atualizadas em vários momentos. O setor que atua diretamente nessa tarefa, selecionando materiais bibliográficos para aquisição, é o Serviço de Desenvolvimento de Coleções, da Coordenação de Biblioteca, em trabalho conjunto e regular com a Comissão de Seleção. O serviço é composto, basicamente, de servidores da Biblioteca e de outros órgãos do Senado Federal, destacando-se a contribuição da Consultoria Legislativa da Casa.  

O desenvolvimento e atualização do acervo utiliza variadas fontes para a seleção: sugestões de usuários, indicações de outros bibliotecários, indicações de membros da Comissão, bases de dados bibliográficas, catálogos e sites de editores, livreiros e fornecedores, listas de novas aquisições, boletins bibliográficos de bibliotecas, prêmios nacionais e internacionais de literatura, resenhas e suplementos literários de jornais e revistas, feiras de livros e visitas às livrarias. 

O material é escolhido, conforme a Política, de acordo com os assuntos de interesse do Senado Federal, tais como Direito, Sociologia, Agricultura, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Educação, História e Informática, entre tantos outros, no intuito de subsidiar os trabalhos desenvolvidos pela Casa e a formação dos servidores.

O material bibliográfico é adquirido pela Biblioteca por compra ou doação, além do depósito legal de publicações editadas pelo Senado Federal. Anualmente, são adquiridos cerca de 1.500 (mil e quinhentos) livros por doação e depósito legal, e igual quantia de livros por compra. Estão assinados ainda 33 títulos de periódicos impressos e 19 eletrônicos. Quanto ao material digital (bibliográfico e não-bibliográfico), especificamente bases de dados, é adquirido mediante assinatura anual de acesso, totalizando atualmente 21 bases de dados.

Voltar à página de informações para recredenciamento