4.4. Política e ações de acompanhamento dos egressos
Quando a política institucionalizada prevista/implantada atende de maneira excelente às ações de acompanhamento dos egressos.
Questionários para coleta de dados
O ILB faz o acompanhamento dos egressos em outubro de cada ano, enviando questionários às turmas que tenham sido encerradas no ano anterior. O primeiro acompanhamento dos egressos foi feito no segundo semestre de 2015 com as duas turmas que encerraram as aulas em 2014: Direito legislativo e Administração Legislativa. Desde então, essa ação se mantém, revelando importantes elementos sobre a efetividade das capacitações oferecidas pelo ILB.
O objetivo do acompanhamento é observar o andamento das carreiras dos egressos, em termos de promoção e rotatividade e também registrar qual é a percepção que os ex-alunos possuem do curso feito e do impacto que ele teve em suas trajetórias profissionais.
As questões enviadas aos ex-alunos foram:
- Você continua no mesmo local de trabalho após o curso?
- Se não, onde você trabalha hoje? (Favor ser específico, gabinete, secretaria, órgão, empresa).
- A área de conhecimento com que você trabalha é a mesma do curso?
- Você recebeu alguma promoção após terminar o curso?
- O curso de especialização feito no ILB ajudou você em sua carreira? Como?
- Você publicou algum trabalho acadêmico após o curso?
Integração com sistemas de recursos humanos
Além da aplicação dos questionários, o ILB também tem trabalhado junto a outras unidades administrativas do Senado Federal a fim de viabilizar a integração de bases de dados de pessoal, a fim de monitorar por eventuais movimentações de seus alunos dentro dos setores da Casa.