4.4. Política e ações de acompanhamento dos egressos

Quando a política institucionalizada prevista/implantada atende de maneira excelente às ações de acompanhamento dos egressos.

Questionários para coleta de dados

O ILB faz o acompanhamento dos egressos em outubro de cada ano, enviando questionários às turmas que tenham sido encerradas no ano anterior. O primeiro acompanhamento dos egressos foi feito no segundo semestre de 2015 com as duas turmas que encerraram as aulas em 2014: Direito legislativo e Administração Legislativa. Desde então, essa ação se mantém, revelando importantes elementos sobre a efetividade das capacitações oferecidas pelo ILB.

O objetivo do acompanhamento é observar o andamento das carreiras dos egressos, em termos de promoção e rotatividade e também registrar qual é a percepção que os ex-alunos possuem do curso feito e do impacto que ele teve em suas trajetórias profissionais.

As questões enviadas aos ex-alunos foram: 

  • Você continua no mesmo local de trabalho após o curso? 
  • Se não, onde você trabalha hoje? (Favor ser específico, gabinete, secretaria, órgão, empresa).
  • A área de conhecimento com que você trabalha é a mesma do curso? 
  • Você recebeu alguma promoção após terminar o curso?
  • O curso de especialização feito no ILB ajudou você em sua carreira? Como?
  • Você publicou algum trabalho acadêmico após o curso?

Integração com sistemas de recursos humanos

Além da aplicação dos questionários, o ILB também tem trabalhado junto a outras unidades administrativas do Senado Federal a fim de viabilizar a integração de bases de dados de pessoal, a fim de monitorar por eventuais movimentações de seus alunos dentro dos setores da Casa.

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